Lourenço, JaimeCenteno, Maria João2021-06-142021-06-142021Lourenço, J. & Centeno, M.J. (2021). Jornalismo de cinema português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. In P. Cunha, M. Penafria, F. Cabral &T. Fernandes (eds.), Cinema em Português. XIII Jornadas (pp. 81-98). 202106041120-202107_cinemapt_pcunhampenafriafcabraltfernandes.pdf (ubi.pt)978-989-654-769-1 (pdf)http://hdl.handle.net/10400.21/13438No âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jor nalística aos filmes portugueses Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. O Jornalismo de Cinema consti tui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógi co. A presente investigação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), progra mas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em ci nema, identificar as características da cobertura mediática ao cinema português, especificamente quatro filmes estrea dos em 2019: Diamantino de Gabriel Abrantes, Variações de João Maia, A Herdade de Tiago Guedes e Vitalina Varela de Pedro Costa. Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado.porJornalismo de cinemaCinema portuguêsCobertura jornalísticaSFRH/BD/143752/2019Jornalismo de cinema português: o caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varelabook part