Swartz, David2024-12-202024-12-202024-12“Nothing From Nothing”. 2024. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (2): 114-62. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp114-162.http://hdl.handle.net/10400.21/18062Neste artigo, discutem-se a teoria e a inspiração subjacentes à produção, realização e montagem de numa adaptação cinematográfica do Rei Lear de Shakespeare intitulada Nothing From Nothing (2024/2025). O objetivo é realçar o valor estético do nada, expondo a capacidade e o poder milagroso do nada para se criar a si próprio a partir de si próprio e para inspirar a criatividade autónoma nos outros.ABSTRACT - This paper discusses the theory and inspiration behind producing, directing and editing a film adaptation of Shakespeare’s King Lear entitled Nothing From Nothing (2024/2025). The goal is to highlight the aesthetic value of nothing by exposing nothing’s miraculous ability and power to create itself out of itself, and to inspire autonomous creativity in others.engKing LearThe aesthetics of nothingShakespeare’s tenth museSebastianismCordelia’s doubleEstética do nadaA décima musa de ShakespeareSebastianismoO duplo de CordéliaNothing from nothingjournal articlehttps://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp114-1622795-5788