Burt, DavidTiago, Nuno Diogo Marques2023-09-112023-09-112023-06-27http://hdl.handle.net/10400.21/16459Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte do presente trabalho, foca-se na descrição do estágio curricular realizado na Escola Profissional Metropolitana, que decorreu ao longo do ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. A prática pedagógica conduzida neste relatório foi desenvolvida no âmbito de um estágio em observação, na disciplina de trompete, que contou com a colaboração de três alunos do ensino especializado de música, do ensino básico e secundário (7º, 10º e 12º anos), sob orientação do professor cooperante Filipe Coelho. Este estágio, permitiu o mestrando desenvolver determinadas capacidades pedagógicas, bem como o seu desenvolvimento pessoal e social. Aqui, através da observação direta, este pôde analisar quais os problemas sentidos pela maioria dos alunos no início da sua aprendizagem musical e quais as possíveis ferramentas de auxílio ao desenvolvimento das suas capacidades. No presente trabalho elabora-se a caracterização da escola e dos alunos, bem como a descrição do projeto educativo e o seu plano curricular. De forma conclusiva, foi levada a cabo uma reflexão crítica da atividade de docente, que permitiu identificar aspetos positivos e menos positivos que possam ser melhorados no futuro.Resumo II (Projeto de Investigação) - A memória é um recurso muitas vezes menosprezado quer pelos alunos, quer pelos músicos em geral. No decorrer dos anos, observa-se que a memória serve apenas o propósito de quem se apresenta a solo, ignorando o facto de que a sua utilização é portadora de muitas valências. Ao falar no ensino da música, referimo-nos a um momento crucial do desenvolvimento de capacidades dos alunos, que poderão ditar o futuro profissional dos mesmos. Por essa razão, todas as ferramentas que contribuam de forma positiva para auxiliar o aluno nesse sentido, devem ser expostas. Por esta razão, a presente investigação pretendeu analisar quais os benefícios da memorização e possíveis estratégias de ajuda para a prática da mesma. Nesta parte será descrito o projeto de investigação, o motivo da escolha da temática, quais os objetivos e as metodologias da investigação. Numa primeira abordagem o foco principal foi analisar o processo da memória no seu estado funcional. Nomeadamente os processos inerentes à memorização, de todo o sistema envolvente, que vai desde a curta à longa duração. Numa segunda instância, a investigação debruçou-se na compreensão da temática no âmbito musical e quais benefícios que esta porta. Como instrumento de recolha de informação, foi realizado um questionário direcionado aos professores do ensino especializado da música, como forma de compreender a visão dos mesmos sobre a temática realizada.Abstract I – Pedagogical practice - The first part of this work focuses on the description of the curriculum internship held at the Escola Profissional Metropolitana, which took place throughout the school year 2020/2021, within the scope of the Master in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa. The pedagogical practice of this report was developed within the scope of a internship under observation, in the trumpet class, which involves the collaboration of three students of specialized teaching of music, of basic and secondary education (7th, 10th and 12th degrees), under the orientation from cooperating teacher Filipe Coelho. This internship allowed the master's student to develop certain pedagogical skills, as well as his personal and social development. Here, through direct observation, he was able to analyze what problems most students have at the beginning of their musical learning and what are the possible tools to aid in the development of their abilities. The present work, describes the characterization of the school and the students, as well as the description of the educational project and its curricular plan. As a conclusion, a critical reflection of the teaching activity was described, which allowed identifying positive and less positive aspects that could be improved in the future.Abstract II - Research - Memory is a resource often overlooked by both students and musicians in general. Over the years, it has been observed that memory only serves the purpose of those who perform solo, ignoring the fact that its use brings many benefits. When talking about music teaching, we talk about a crucial moment in the development of students' abilities, which could dictate their professional future. For this reason, all the tools that contribute positively to helping the student in this regard must be exposed. For this reason, the present investigation intended to analyze the benefits of memorization and possible help strategies for its practice. In this part, the research project will be described, the reason for choosing the thematic, the objectives and the research methodologies. In a first approach, the main focus was to analyze the memory process in its functional state. In particular the memorization processes of the entire surrounding system, ranging from short to long term. In a second instance, the investigation focused on understanding the thematic in the musical field and what benefits this brings. Aiming to collect more information, a questionnaire was made for teachers of specialized music education, as a way of understanding their point of views on the thematic.porMemóriaRecursosFerramentasPrática musicalProcessosMemoryResourcesToolsMusical practiceProcessesA memória: o recurso como ferramenta na aprendizagem do trompete no ensino especializadomaster thesis203351649