Mucharreira, Pedro RibeiroGodinho Antunes, MarinaTexeira Fernandes Justino, Maria Do RosárioTexeira Quirós, Joaquín2023-02-092023-02-092020Mucharreira, P. R., Antunes, M. G., Justino, M. R. T, & Texeira Quirós, J. (2020). Personality traits and organizational performance of Portuguese higher education institutions. In Eds. R. P. Lopes, C. S. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (2020). V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 1239-1248.) Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-276-7978-972-745-276-7http://hdl.handle.net/10400.21/15514Comunicação em conferência internacionalThis research aims to study the role that managers' personality traits have in the decision making process and their relationship on the performance outcomes of Portuguese higher education institutions (HEIs), through a literature review that supports the presentation of a research model proposed by the authors. Nowadays, organizations in general and their managers are increasingly pressured to achieve certain goals and levels of performance to ensure the financial sustainability of their institutions and to remain competitive in the markets. Sometimes these goals are somewhat ambitious and difficult to achieve, which means that decision-makers must have certain personality traits to show resistance and resilience in dealing with obstacles and strengthen their capacity to solve problems in the adversities that arise in the day to day business. This research proposal assumes that the personality traits of managers, namely extroversion, pleasantness, neuroticism, conscientiousness, and openness to experience, will have a relevant impact on decision making, which will be reflected in organizational performance. With regard to the analysis of organizational performance, although assuming other indicators, particular emphasis will be placed on indicators related to teacher training and their research activities. The literature on personality traits is broad, focusing particularly on the analysis of the relationships between the characteristics of managers and their attitudes and behaviors in a professional context. In methodological terms, a qualitative study is expected to be carried out, using quantitative techniques. The data related to personality traits and leadership styles will be obtained through the application of a questionnaire prepared by the authors, in order to assess the different dimensions of the proposed conceptual model. Regarding the organizational performance indicators of HEIs, these will be obtained using a database of a research project developed by the authors. The sample will be for convenience, composed of elements of the executive boards of Portuguese universities and polytechnic institutes, from the public and private sector. In the treatment of quantitative data, the use of the structural equations model (SEM) is considered, to investigate the possible relationships between the different dimensions incorporated in the model.A presente investigação tem como objetivo estudar o papel que os traços de personalidade dos diretores poderão ter no processo de tomada de decisão e a sua relação com o desempenho organizacional das instituições de ensino superior (IES) portuguesas, através de uma revisão de literatura que apoie a apresentação de um modelo conceptual proposto pelos autores. Atualmente, as diferentes organizações e os seus dirigentes estão cada vez mais pressionadas para alcançar certos resultados, a fim de garantir a sustentabilidade financeira das suas organizações. Por vezes, esses objetivos são um pouco ambiciosos e difíceis de alcançar, o que significa que os dirigentes devem possuir certos traços de personalidade, demonstrando resistência e resiliência na superação de desafios, bem como a capacidade de resolver problemas que surgem no dia-a-dia das organizações. Esta investigação pressupõe que os traços de personalidade dos dirigentes, a saber, a extroversão, a agradabilidade, o neuroticismo, a conscienciosidade e a abertura à experiência, terão impacto relevante na tomada de decisão, o que se refletirá no desempenho da organização. Neste âmbito, será dado particular destaque a indicadores relativos à formação dos docentes e às suas atividades de investigação. A literatura em torno dos traços de personalidade é ampla, incidindo particularmente na análise das relações entre as características dos gestores e os seus comportamentos em contexto profissional. Em termos metodológicos, perspetiva-se a realização de um estudo de natureza qualitativa, com recurso a técnicas quantitativas. Os dados relativos aos traços de personalidade e aos estilos de liderança serão obtidos através da aplicação de um questionário elaborado pelos autores, tendo em vista avaliar as diferentes dimensões do modelo conceptual proposto. No que diz respeito aos indicadores de desempenho organizacional das IES, estes serão obtidos com recurso a uma base de dados de um projeto de investigação desenvolvido pelos autores. A amostra será por conveniência, composta por elementos das direções executivas das universidades e institutos politécnicos portugueses, da rede pública e privada. No que diz respeito ao tratamento dos dados, será utilizado o modelo de equações estruturais (SEM), tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. Quanto à discussão dos resultados, pretende-se caracterizar os efeitos dos traços de personalidade dos diretores das IES portuguesas no desempenho organizacional destas instituições.engHigher educationPersonality traitsLeadership stylesOrganizational performanceTeacher trainingEnsino superiorTraços de personalidadeDesempenho organizacionalFormação de professoresPersonality traits and organizational performance of Portuguese higher education institutionsconference object10.34620/incte.2020