Silva, Thaís Conconi2021-04-062021-04-062021Silva, T. C. (2021) Inclusão ou (des) inclusão? a matemática para a prática inclusiva. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 401-411) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.112978-989-8912-13-8http://hdl.handle.net/10400.21/13187O objetivo deste texto é o de refletir sobre experiências educativas brasileiras, especificamente na disciplina de matemática, que promovam uma efetiva inclusão em termos pedagógicos de oportunidades e condições dadas em equidade e não somente uma inclusão que se limite a mera convivência em um mesmo espaço físico. Considerando as especificidades próprias da Educação de Jovens e Adultos, que possui discentes que não cursaram o ensino fundamental, entre eles pessoas com deficiência, há que se prezar por práticas que valorizem a aprendizagem significativa e condizente com os limites e potencialidades de cada educando. Pretende-se discutir objetivos de aprendizagem coerentes com a Base Nacional Comum que articulem a matemática com outras disciplinas, com temas transversais e sociais como a desigualdade social e analisar os resultados da aplicação de uma proposta didática envolvendo artes e simetrias.porInclusãoMatemáticaInclusão ou (des) inclusão? a matemática para a prática inclusivabook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.112