Gonçalves, Joana de Gonzaga MachadoLuz, Carlos2021-03-182021-03-182021Gonçalves, J., Luz, C. (2021) O impacto da educação física nas vertentes motoras, cognitivas e comportamentais dos alunos. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 145-153) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.096978-989-8912-13-8http://hdl.handle.net/10400.21/13113Numa sociedade cada vez mais agitada e mais exigente e na qual as crianças estão cada vez mais expostas a estímulos, torna-se difícil “acalmar a nossa mente e focar a nossa atenção em determinadas tarefas ignorando os estímulos circundantes que nos possam impedir de ter sucesso em determinada situação” (Fonseca, 2017, p.19). Considerando este ritmo alucinante em que vivemos, as crianças apresentam mais dificuldade em focar a sua atenção numa determinada tarefa, independentemente da sua duração (Breyner, 2016). Além disto, a sociedade depara-se com um maior nível de obesidade e inatividade infantil, em Portugal 32% das crianças entre os 2 e os 10 anos “têm excesso de peso, entre as quais 14,6% são obesas” (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil [APCOI], 2018, s.p.).porEducação físicaMotricidadeCogniçãoComportamentoAlunosO impacto da educação física nas vertentes motoras, cognitivas e comportamentais dos alunosbook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.096