Brito, RitaFaria, Maria João Soares Lobato de2019-02-072019-02-072018-04-26Faria, M. J. S. (2018). Organização do espaço e materiais da sala de atividades: fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9460http://hdl.handle.net/10400.21/9460Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais concretamente na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II em Educação Pré-Escolar (PPS II), na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Neste relatório apresento a prática profissional por mim desenvolvida ao longo deste tempo. Trata-se de uma abordagem crítica, reflexiva e avaliativa da intervenção pedagógica por mim desenvolvida com crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Apresento e fundamento uma investigação por mim realizada e referente à organização do espaço e materiais como fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O interesse por esta problemática surgiu em consequência do grupo de crianças ter expressado oralmente o desejo de serem elas a organizar a sala de acordo com o seu gosto e de modo a poderem ser autónomas na escolha, utilização e arrumação dos materiais pedagógicos, jogos, livros, brinquedos. “Na conversa do tapete algumas crianças disseram que gostavam de organizar a sala e os espaços a seu gosto” (Notas de campo dia 3/10/2017). Deste modo, a organização do espaço e materiais foi um aspeto a que prestei muita atenção na minha intervenção pedagógica dado o meu objetivo de ajudar, orientar as crianças na reorganização da sua sala de atividades. Ao longo da minha práxis pude constatar que a organização do espaço condiciona não só a dinâmica e aprendizagens das crianças como a ação pedagógica do educador, pelo que merece toda a atenção do educador. Fazendo uma retrospetiva do trabalho desenvolvido posso afirmar que a organização da sala propiciou o desenvolvimento das competências pessoais e sociais deste grupo, as relações afetivas, favoreceu a integração de todas as crianças ao permitir uma variedade de atividades que deu resposta aos diferentes interesses e caraterísticas das crianças, promovendo a cooperação e a partilha e facilitando a construção de conhecimento e desenvolvimento da autonomia.porCriançaEspaços e materiaisSala de atividadesAprendizagemInvestigação-açãoChildrenSpaces and materialsActivity roomLearningInvestigationOrganização do espaço e materiais da sala de atividades: fator de aprendizagem e desenvolvimento da criançamaster thesis202034763