Fernandes, JoãoXavier, Madalena2025-01-092025-01-092024Fernandes, J. & Xavier, M. (2024). O perfil do coreógrafo e a construção de uma identidade coreográfica: Um ensaio sobre Victor Hugo Pontes. Revista Estud(i)os de Dançahttp://hdl.handle.net/10400.21/18131O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.Neste artigo, pretendemos explorar a diversidade e a pluralidade da dança teatral em Portugal no século XXI, destacando a transformação das linguagens coreográficas que acompanham o desenvolvimento da dança contemporânea. Neste sentido, identificamos três linhas orientadoras para definir a linguagem coreográfica de um criador: o perfil biográ-fico e os recursos coreográficos; as características dos intérpretes e as configurações coreográficas; e o universo temá-tico e as ideias conceptuais. Através de uma breve análise do percurso do coreógrafo Victor Hugo Pontes, estabelece-se a possibilidade de construção de uma identidade coreográfica distinta, característica das suas obras, contribuindo para o património imaterial da dança em Portugal. O perfil biográfico de Victor Hugo Pontes é determinado pela sua formação multidisciplinar em artes plásticas e teatro, complementada por uma posterior formação em dança. As suas obras coreográficas, caracterizadas pela combinação de recursos da dança, teatro e música, utilizam cenografias complexas, movimentos expressivos e textos adaptados de obras literárias, criando uma linguagem própria, que se afirma como singular e distintiva no panorama da dança contemporânea portuguesa. O intérprete contemporâneo assume um papel central na materialização da coreografia, selecionado pelas suas características e competências, sendo um contributo essencial para o desenvolvimento dos processos criativos. Victor Hugo Pontes elege intérpretes que contribuem para a realidade e os ideais temáticos das suas peças, utilizando grandes grupos heterogéneos e linguagens de movimento distintas. Esta abordagem valoriza a singularidade de cada corpo e a interação entre eles, procurando uma comunicação significativa com o público.porCriação coreográfica contemporâneaIdentidade coreográficaLinguagem coreográficaDança teatral portuguesaVitor Hugo PontesO perfil do coreógrafo e a construção de uma identidade coreográfica: um ensaio sobre Victor Hugo Pontesjournal articlehttps://doi.org/10.53072/RED202402/00206