Massarrão, JoséMadureira, Helder Tiago Pinto2018-03-082018-03-082017-08http://hdl.handle.net/10400.21/8209Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - Este Relatório pretende descrever o estágio efetuado na academia de música de Almada, a fim de obter o grau de mestre no ensino da música na escola superior de música de Lisboa. O estágio pretende analisar a prática pedagógica do professor, através de três alunos, distintos, escolhidos para o efeito. Foi escolhido um aluno de Iniciação, 3º grau e 5º grau. O relatório de estágio contém duas secções, a prática pedagógica e a investigação. No que respeita à prática pedagógica, o relatório inicia com a descrição da escola onde foi efetuado o estágio, descrevendo os cursos disponíveis e as diferentes modalidades, os instrumentos a ser ministrados e a admissão à mesma. De seguida será apresentada a caraterização dos três alunos envolvidos no estágio, referindo essencialmente, o seu estilo de aprendizagem e a forma como o professor se adaptou ou não a esse estilo, métodos de estudo, peças e coordenação motora. Posteriormente, é feita uma análise às práticas educativas desenvolvidas, com o apoio das diversas disciplinas teóricas, é feita uma descrição pormenorizada do que se pensa ser mais correto na aprendizagem de um instrumento musical. Para terminar esta secção, obviamente antes da Conclusão, temos a análise crítica à atividade docente. Através das aulas e do material disponível (gravações, planos de aula e planificações) é feita uma pequena crítica dos aspetos positivos e negativos da atividade docente durante o estágio. Por último, a conclusão de toda esta secção.Resumo II (Investigação) - Nesta segunda secção do relatório de estágio é apresentado o projeto de investigação que, ao longo do mestrado em ensino da música, foi trabalhado e desenvolvido. O tema escolhido foi “A Influência da Aprendizagem Musical no Desenvolvimento Global das Crianças”. Inicialmente será feita uma descrição do projeto de investigação. De seguida será feita a revisão de literatura, no qual encontraremos um breve enquadramento histórico ao ensino da música em Portugal nas últimas décadas, mais concretamente no século XX. Ainda dentro deste capítulo, será analisado a importância da música na integração e desenvolvimento de uma criança. Para finalizar, será abordado a importância dos agentes motivacionais na aprendizagem de uma criança. Na metodologia de investigação será abordado a origem e contextualização do problema de investigação e os objetivos da mesma. Os objetivos gerais e específicos são apresentados, bem como os participantes na investigação. Serão feitos dois inquéritos, o primeiro direcionado para os professores/educadores e o segundo aos encarregados de educação dos alunos finalistas, os dois baseados nos objetivos apresentados. Por último serão apresentadas as etapas da investigação em forma de tabela. No capítulo da apresentação e análise de resultados, os mesmos serão apresentados em formato de gráfico, sendo posteriormente analisados e debatidos. Para finalizar, será feita a conclusão e uma reflexão final de todo o trabalho.Abstract I (Teaching) - This report aims to describe the internship at the academia de música de Almada in order to obtain a master’s degree in music teaching at the escola superior de música de Lisboa. The internship was intended to analyze the pedagogical practice of the teacher, with three different students chosen for this purpose. A beginner student, a 3rd grade student and a 5th grade student were chosen. The internship report contains two sections: a pedagogical practice section and a research section. With regard to the pedagogical practice, the report begins with a description of the school where the internship was carried out, describing the available courses and the different levels, the instruments to be taught and the admission to the school. Afterwards, the characterization of the three students involved in the internship will be presented, essentially referring to their learning styles and the way the teacher has adapted to these styles, study methods, pieces and motor coordination. Subsequently, na analysis is presented on the developed educational practices, with the support of the diferente theoretical disciplines, as well as a detailed description of what is thought to be the most correct approach in the learning of a musical instrument. To conclude this section, obviously before Conclusion, we have a critical analysis of the teaching activity. Using the lessons and the available material (recordings, lesson plans and planning) a small critique is done on the positive and negative aspects of the teaching activity during the internship. Finally the conclusion of this whole section is done.Abstract II (Research) - In this second section of the internship report, the research project that was worked and developed upon throughout the master’s degree in music teaching is presented. The chosen theme was “The Influence of Music Learning on the Global Development of Children”. Initially a description of the research project will be made. Then, a review of published writings will be made, in which we will find a brief historical background on the teaching of music in Portugal in the last decades, particularly in the twentieth century. Also within this chapter, the importance of music in its integration and development of a child will be analyzed. Finally, the importance of motivational agents in the learning of a child is addressed. In the research methodology, the origin and contextualization of the research problem and its objectives will be addressed. The general and specific objectives are presented, as well as the participants in the research. Two surveys will be conducted, the first directed at the teachers/educators and the second at the parents/guardians of the final year students; both surveys based on the presented goals. Lastly the stages of the research will be presented in a table. In the chapter on presentation and analysis of results, these are presented in a graph, being afterwards analyzed and debated. Finally, a conclusion and a final reflection of all the work will be made.porPrática pedagógicaEstilos de aprendizagemPráticas educativas desenvolvidasMúsicaCriançasPedagogical practiceLearning stylesDeveloped educational practicesMusicChildrenA influência da aprendizagem musical no desenvolvimento global das criançasmaster thesis201875195