Sousa, BrunaCanhoto, JoanaGrilo, AnaFerreira, AidaCaetano, MarcoFonseca, VirgíniaRaminhas Carapinha, Maria João2017-04-122017-04-122017-03Sousa B, Canhoto J, Grilo A, Ferreira A, Caetano M, Fonseca V, Carapinha MJ. Conhecimentos, atitudes e práticas dos estudantes em relação à exposição ocupacional a radiações ionizantes. In: Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RACS), ESTeSL (Portugal), 30 de março a 1 de abril de 2017.http://hdl.handle.net/10400.21/6918Os estudantes de ensino superior de algumas áreas da saúde possuem risco de exposição a radiações. Este facto levou à necessidade de aplicação de legislação, bem como à definição de estratégias de proteção contra radiações. Assim, está regulamentada a obrigatoriedade de monitorização individual através de dosímetros individuais dos sujeitos suscetíveis de receber “doses anuais superiores a um décimo dos limites da dose anual fixada para os trabalhadores”. Não obstante a existência de regulamentação a literatura tem vindo a apontar para a existência de desconfianças e incertezas quanto aos valores das leituras dosimétricas. Denota-se ainda que as perceções de riscos são subjetivas e que influenciam fortemente os comportamentos e atitudes dos sujeitos. Objetivos do estudo: 1) Avaliar o grau de confiança dos estudantes de saúde, expostos a radiações ionizantes, nas leituras de dosimetria individual; 2) Avaliar atitudes/comportamentos dos estudantes expostos a radiações ionizantes; 3) Delinear um plano de intervenção para potenciar mudanças de comportamentos/atitudes, no sentido de os otimizar em Proteção e Segurança contra as Radiações.porSaúde ocupacionalSegurança radiológicaRadiação ionizanteDosimetriaMeio escolarEnsino superiorConhecimentos, atitudes e práticas dos estudantes em relação à exposição ocupacional a radiações ionizantesconference object