Cardoso, AdrianaAlmeida, AntónioGonçalves, CarolinaPereira, SusanaRodrigues, MargaridaSilva, Encarnação2023-02-012023-02-012022Cardoso, A., Almeida, A., Gonçalves, C., Pereira, S., Rodrigues, M., Silva, E. (2022). Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 60-82). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159978-989-8912-18-3http://hdl.handle.net/10400.21/15451Neste capítulo, discutem-se princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais que promovam situações de aprendizagem inovadoras. Neste âmbito, destacam-se: (i) a criação de contextos significativos para a aprendizagem; (ii) a integração curricular; (iii) a implementação de um desenho instrucional de base construtivista; (iv) a promoção da autonomia do aluno; (v) a promoção do envolvimento e da motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Estes princípios são mobilizados, no presente capítulo, na análise de um recurso educativo digital concreto (Cozinhar a Aprender), que visa promover o desenvolvimento integrado de competências (Português, Matemática, Estudo do Meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da exploração do género textual receita culinária.porIntegração curricularInterdisciplinaridadeEducação digitalTecnologias informaçãoRecurso educativo digital1.º ciclo do ensino básicoIPL/2019/COZI_AP_ESELxPrincípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprenderbook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159