Cardoso, AdrianaSebastião, IsabelTeixeira, Carla2020-03-022020-03-022019Cardoso, A., Sebastião, I., & Teixeira, C. (2019). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. In F. Caels, L. F. Barbeiro, & J. V. Santos (Orgs.), Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 200-236). CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria.http://hdl.handle.net/10400.21/11177A escrita colaborativa é uma atividade social contextualizada que envolve a criação de um texto conjunto de dois ou mais coautores que compartilham decisões e responsabilidades em relação ao processo de escrita (Allen, Atkinson, Morgan, Moore & Snow, 1987; Corcelles & Castelló, 2015). Esta dinâmica permite que os participantes expressem a sua própria perspetiva em relação ao conteúdo a ser introduzido no texto e à melhor forma de o fazer, o que pressupõe uma discussão e reformulação de ideias numa base compartilhada, adaptada a cada situação específica de escrita (Corcelles & Castelló, 2015; Santana, 2007). Neste âmbito, tem sido particularmente destacada na literatura a relevância da interação entre pares para a construção de conhecimento, observada, por exemplo, na interação entre crianças (Allal, 2018; Santana, 2007; Mercer, 1996, 2004) ou adultos em tarefas de escrita colaborativa (Sturm, 2016).porEscrita colaborativaEnsino superiorO agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superiorbook part