Xavier, MadalenaDurán, Roberto José Seller2024-11-142024-11-142024-10- 0Durán Seller, R.J. (2024). A libertação do intérprete: Uma reflexão a partir do estágio realizado na GöteborgsOperans Danskompani. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17908http://hdl.handle.net/10400.21/17908Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança de Lisboa, com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Na Especialidade em Interpretação.Toda a pessoa com vontade de fazer uma formação em qualquer arte, disponibiliza o seu próprio corpo, de forma natural e espontânea, para desenvolver a capacidade de se tornar sensível. Assim como, um bailarino pode conseguir desenvolver a deslumbrante arte da dança, a consequência da insaciável disciplina de disponibilizar-se ao estudo detalhado do seu corpo, para o utilizar como uma eficiente ferramenta de comunicação entre o espectador e o próprio artista, permitindo-lhe evoluir para um estado de completa expressividade e interpretação. Este relatório pretende evidenciar, moldar e refletir, por meio das próprias experiências vivenciadas e os momentos testemunhados, o trabalho desenvolvido em contexto de estágio curricular na GöteborgsOperans Danskompani, que decorreu entre Fevereiro e Abril de 2023, inserido no plano de estudos do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança de Lisboa. Por meio do presente estudo pretende-se analisar a transformação física, social, intelectual e artística dos bailarinos numa companhia de repertório de dança contemporânea e como estes se desdobram na sua estrutura. Esse corpo naturalmente singular, durante as intensas horas de trabalho com os diferentes coreógrafos convidados e num espaço de tempo limitado, desenvolve uma das suas tarefas mais complexas: conhecer-se por meio de um constante estudo particular, pormenorizado e profundo, disponibilizando, em consequência, nos diferentes processos criativos, a sua capacidade máxima de execução e interpretação dançada. A necessidade de sentir empatia com o estilo de movimento do(s) coreografo(s) desafia os próprios bailarinos a que desejem encontrar as melhores ferramentas, por meio duma profunda reflexão, que lhe permitam trabalhar para identificar o seu ser mais genuíno e autêntico durante o desenvolvimento da obra artística em questão. Estimulando, assim, querer conseguir transformar a matriz dessa ‘radiografia’, que se encontra sempre numa constante evolução, num ente singular e único. Os bailarinos florescem através dos constantes estímulos artísticos que surgem durante o próprio processo de criação, sempre que os mesmos conseguem estar completamente disponíveis, permitindo-lhes alcançar a sua máxima transformação artística. Mas, argumenta-se que para compreender se verdadeiramente o bailarino, nos momentos anteriores a apresentação pública da obra artística, consegue alcançar um estado honesto de libertação do próprio processo de criação previamente vivenciado, de forma natural ou forçada, ou se o bailarino simplesmente mantém-se sempre num estado de dependência com a própria obra artística, sem qualquer necessidade de manifestação.ABSTRACT - Anyone willing to undergo training in any art makes their own body available, naturally and spontaneously, to develop the ability to become sensitive. Just as, a dancer can manage to develop the dazzling art of dance, in consequence of the insatiable discipline of allowing themself to become available for a detailed study of their body. Using it as an efficient communication tool between the spectator and the artist himself, allowing him to evolve into a state of complete expressiveness and interpretation. This report aims to highlight, shape and reflect, through one's own experiences and witnessed moments, the work developed in the context of a curricular internship at GöteborgsOperans Danskompani, which took place between February and April 2023, inserted in the study plan of the Master's in Creation Choreography and Professional Practices at the Superior School of Dance in Lisbon (Escola Superior de Danza de Lisboa). Throughout this study, it’s intended to analyze the physical, social, intellectual and artistic transformation of dancers in a contemporary dance repertoire company and how these unfold in its structure. This naturally singular body, during the intense hours of work with the different guest choreographers and in a limited space of time, develops one of its most complex tasks: getting to know itself through a constant individual, detailed and in-depth study. Thus, allowing to become available, in the different creative processes, its maximum capacity of danced interpretation and execution. The need to feel empathy with the movement style of the choreographer(s) challenges the dancers themselves to find the best tools, through deep reflection, that allow them to work to identify their most genuine and authentic being during the development of the artistic work. Thus, encouraging the desire to transform the matrix of that ‘radiography’, which is always in constant evolution, into a singular and unique entity. Dancers flourish through the constant artistic stimulations that arise during the creation process itself, whenever they are able to be completely available, allowing them to achieve their maximum artistic transformation. However, it is argued that to truly understand whether the dancer, in the moments prior to the public presentation of the artistic work, manages to achieve an honest state of liberation from the creation process previously experienced, naturally or forcedly, or whether the dancer simply maintains himself always in a state of dependence on the artistic work itself, without any need for manifestation.porDancerInterpretationCreative processesConsciousnessLibertyBailarinoInterpretaçãoProcessos criativosConsciênciaLibertaçãoA libertação do intérpreteuma reflexão a partir do estágio realizado na GöteborgsOperans Danskompanimaster thesis203727746