Gama, Ana2022-06-202022-06-202021Gama, A. (2021). A Arte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário: alguns programas. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.151-155). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.144978-989-8912-15-2http://hdl.handle.net/10400.21/14711Até ao início do século XX, a Educação Artística tinha como grande objetivo a formação de artistas e de uma elite cultural, essencialmente aristocrata. Este paradigma começa a alterar-se com o aparecimento de movimentos artísticos que defendem a criação artística como elemento gerador de pensamento e um espaço de liberdade para o indivíduo.porEducaçãoArteA Arte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário: alguns programasbook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.144