Lourenço, JaimeCenteno, Maria João2021-06-142021-06-142021-05-26Lourenço, J. & Centeno, M.J. (2021, mai, 26-29). A cobertura mediática ao filme The Irishman, produzido pela Netflix. Comunicação apresentada, online, no X Encontro Anual da AIM- Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, [Coimbra], Portugal.http://hdl.handle.net/10400.21/13439A distribuição de filmes através de plataformas de streaming, como a Netflix, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. No âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jornalística ao filme The Irishman. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. A presente comunicação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, identificar as características da cobertura mediática ao filme produzido e realizado por Martin Scorsese e distribuído pela Netflix, The Irishman. Desta forma, propomos analisar a cobertura realizada a este filme, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado, atendendo a que se trata de um filme distribuído unicamente pela Netflix.porJornalismo de cinemaCobertura jornalísticaThe Irishman (filme)SFRH/BD/143752/2019A cobertura mediática ao filme The Irishman, produzido pela Netflixconference object