Almeida, AntónioSumozas García-Pardo, Rafael2023-10-092023-10-092019978-84-09-09554-4http://hdl.handle.net/10400.21/16543Os animais são uma presença constante e recorrente em termos iconográficos, o que parece indiciar que o ser humano possui uma apetência para uma filiação privilegiada para com as outras formas de vida, também conhecida como biofilia. O surgimento dos animais num leque muito diversificado de imagens permite analisar o modo como estes têm sido olhados pelo ser humano em diferentes épocas, consciências e culturas. A visão instrumental no modo de retratar os animais têm sido a dominante ao longo do tempo, e esta visão tem perdurado até aos dias de hoje. Todavia, desde os anos sessenta, que correntes centradas no bem-estar animal têm vindo a alterar o paradigma dominante, tendo nas últimas décadas surgido imagens que rompem claramente com a referida visão instrumental. O presente trabalho centra-se na análise de imagens com animais elaboradas nas últimas décadas procurando identificar o ideário que as mesmas transmitem. Várias das imagens analisadas foram utilizadas em publicidade e surgem em produtos que foram e ainda são comercializados; outras traduzem uma carga metafórica associada a expressões idiomáticas caracterizadoras de um dado contexto cultural; ainda outras são a manifestação da rutura com o ideário dominante, na afirmação de que os outros animais não podem ser reduzidos a meras coisas. Do leque de imagens analisado conclui-se que vivemos numa época em que se cruzam mensagens opostas e mesmo contraditórias na forma de olhar os outros animais, mas que, ainda assim, consegue começar a impor uma mudança de paradigma na relação entre seres humanos e animais não humanos. Neste âmbito, alguns autores têm elaborado imagens provocadoras, que visam promover a reflexão da conduta humana perante o mundo não humano.porConscientização culturalRepresentação artísticaIconografia animalBiophilia recursos didáticosValores culturais e a representação artística dos animaisconference object