Neto, TiagoMagalhães, Valéria Ruas de2025-11-042025-11-042024-07-09Magalhães, V.R. (2024). Análise performativa e contextual à Sonata F.A.E. WoO22 (HK 1982) de Albert Dietrich, Robert Schumann e Johannes Brahms: características, influências e o seu posicionamento no reportório para violino e piano do Século XIX. [Relatório de Projeto Artístico de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22228http://hdl.handle.net/10400.21/22228Relatório de Projeto Artístico de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Música.Com esta componente teórica do meu projeto artístico pretendo, numa primeira parte, fazer um levantamento histórico, abordando as transformações políticas, económicas, sociais e artísticas que ocorreram na Europa do século XIX. Esta pesquisa histórica servirá de suporte e contextualização à segunda parte do trabalho, focada sobretudo na Sonata F.A.E. WoO22 (HK 1982) de Albert Dietrich, Robert Schumann e Johannes Brahms. Procuro descrever a vida dos três compositores desta sonata, manifestar as intenções desta obra e em que condições foi elaborada. Pretendo ainda expor a minha perspetiva pessoal acerca desta sonata, em particular, e da linguagem dos seus diferentes compositores. Para tal, irei propor uma análise estrutural e performativa dos andamentos da sonata, bem como de uma obra de cada um dos compositores mencionados, recorrendo à comparação de diferentes gravações, e identificando possíveis relações e influências.ABSTRACT: With this theoretical component of my artistic project, I intend, as a first part, to conduct a historical survey, addressing the political, economic, social and artistic transformations that took place in 19th century Europe. This historical research will serve to support and contextualize the second part of this project, which focuses mainly on the Sonata F.A.E. WoO22 (HK 1982) by Albert Dietrich, Robert Schumann and Johannes Brahms. I aim to describe the lives of the three composers of this sonata, the intentions behind the work and the conditions in which it was created. I also intend to present my personal perspective on this sonata in particular and on the language of its different composers. To this end, I will propose a structural and performative analysis of the sonata’s movements, as well as a work by each of the aforementioned composers, by comparing different recordings and identifying possible relationships and influences.porSonata F.A.E.Albert Dietrich (1829-1908)Robert Schumann (1810-1856)Johannes Brahms (1833-1897)Violino e pianoAnálise performativaAnálise contextualSéculo XIXF.A.E. SonataViolin and pianoPerformative analysisContextual analysis19th centuryAnálise performativa e contextual à Sonata F.A.E. WoO22 (HK 1982) de Albert Dietrich, Robert Schumann e Johannes Brahms: características, influências e o seu posicionamento no reportório para violino e piano do Século XIXmaster thesis203741609