Almeida, António José CorreiaJorge, Marta Gomes da Silva Caldeira2025-11-192025-11-192025-07-232025-07-07Jorge, M. G. S. (2025). Conceções alternativas sobre a perigosidade dos animais: um estudo com alunos do 2.º ciclo do ensino básico [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22277http://hdl.handle.net/10400.21/22277Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório descreve e analisa a Prática de Ensino Supervisionada II desenvolvida no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em contextos institucionais distintos e apresenta um estudo sobre as conceções alternativas dos alunos relativamente à perigosidade de um conjunto de espécies da fauna portuguesa. Na parte I, apresentam-se duas intervenções que responderam a problemáticas emergentes em cada turma. No 1.º CEB, um projeto de escrita criativa cooperativa procurou melhorar competências textuais e promover a escrita colaborativa. No 2.º CEB, a metodologia de trabalho de projeto articulou Ciências Naturais e Matemática para desenvolver competências de interpretação de texto e comunicação oral. Em ambos os casos, a avaliação formativa permitiu monitorizar progressos, evidenciando avanços no cumprimento dos objetivos e no maior envolvimento dos discentes na aprendizagem. A Parte II apresenta um estudo caracterizado como investigação-ação, cuja amostra é constituída por duas turmas do 5.º ano- Grupo Experimental e de Controlo. O estudo teve como objetivos: (i) identificar as conceções dos alunos sobre a perigosidade de algumas espécies da fauna portuguesa; (ii) compreender que fatores comportamentais, morfológicos ou fisiológicos os alunos consideram relevantes para justificar essa perigosidade; e (iii) desconstruir conceções incorretas detetadas. Administrou-se um questionário que visou compreender as conceções dos alunos quanto ao gosto, perigosidade e atitudes de conservação relativamente a 14 espécies de animais, antes e depois de uma intervenção pedagógica apenas para o grupo experimental centrada na avaliação científica da perigosidade dos animais em estudo e do seu papel ecológico. Após a intervenção, os grupos mantiveram a preferência por animais vertebrados, especialmente mamíferos. No grupo experimental, a perceção de perigosidade tornou-se mais ajustada: animais pequenos, como o mosquito, passaram a ser avaliados como de maior risco relativo, enquanto espécies de grande porte deixaram de ser vistas como excessivamente ameaçadoras. Também aumentaram as intenções de proteger todas as espécies, com argumentos mais baseados em fundamentos ecológicos.This report describes and analyses the Supervised Teaching Practice II carried out in the 1st and 2nd cycles of primary education, across two distinct institutional contexts, and it presents a study on students’ alternative conceptions concerning the dangerousness of several animals’ native to Portugal. Part I profiles two classroom interventions tailored to issues that emerged in each group. In the 1st CEB, a cooperative creative-writing project sought to enhance textual skills and foster collaborative authorship. In the 2nd CEB, project-based work that integrated Natural Sciences and Mathematics was used to develop text-interpretation and oral-communication competencies. In both settings, formative assessment monitored learning, evidencing progress toward objectives and greater student engagement. Part II reports an action-research study involving two Year-5 classes—experimental and control groups. Its aims were: (i) to identify pupils’ conceptions of the dangerousness of Portuguese wildlife; (ii) to understand which behavioural, morphological, or physiological factors pupils deem relevant when justifying that dangerousness; and (iii) to deconstruct the misconceptions detected. After the intervention, the groups continued to prefer vertebrate animals—especially mammals. In the experimental group, perceptions of dangerousness became more accurate: small animals such as mosquitoes began to be rated as posing a higher relative risk, while large species were no longer seen as excessively threatening. Intentions to protect all species also increased, supported by arguments that were more grounded in ecological reasoning.porConceções alternativasPerigosidade animalGosto pelos animais2º Ciclo do ensino básicoIntervenção pedagógicaAlternative conceptionsAnimal dangerousnessLiking for animalsLowersecondary educationPedagogical interventionConceções alternativas sobre a perigosidade dos animais: um estudo com alunos do 2.º ciclo do ensino básicomaster thesis203981367