Correia, MarisaSantos, Raquel2020-07-012020-07-012017Correia, M., Santos, R. (2017) A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (252-257) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0http://hdl.handle.net/10400.21/11971Nos últimos anos, as tecnologias têm sido cada vez mais usadas em contexto educativo, não só por facilitarem a comunicação e o acesso à informação, mas também devido ao seu potencial motivacional. A aprendizagem baseada em jogos, através de ferramentas digitais como o Kahoot!, combina a dinâmica de jogo com as potencialidades na monitorização das aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes. Nesse sentido, este artigo relata um estudo realizado na formação de professores, com o intuito de analisar as opiniões de futuros professores e formadores de professores sobre a utilização da plataforma de aprendizagem pelo jogo Kahoot!. Os participantes apontam como principais potencialidades desta ferramenta digital o maior envolvimento e participação dos estudantes, e a promoção das aprendizagens.porAprendizagem baseada em jogosFerramentas digitaisFormação de professoresKahootA aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professoresjournal article