Relvas, MárioCarreira, Andreia Filipa dos Santos2015-09-302015-09-302015-07Carreira, A. F.. (2015). Abordagem ao ensino da educação musical segundo uma perspetiva abrangente [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboahttp://hdl.handle.net/10400.21/5229Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Musical no Ensino BásicoNo âmbito do Mestrado de Educação Musical no Ensino Básico, realizou-se a prática pedagógica supervisionada no 2º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente no 6º ano de escolaridade. As planificações foram elaboradas e cumpridas tendo em conta a metodologia de Swanwick, conforme verificaremos ao longo do relatório. Este trabalho tem em conta o plano de ação definido, reflete sobre o mesmo e foi construído tendo em conta os Planos Curriculares de Turma e suas características, bem como o Plano Educativo do Agrupamento. As reflexões individuais feitas ao longo do estágio, permitiram fazer alterações às planificações, melhorar a forma de pôr em prática a metodologia e adequá-la ao que melhor funciona com cada turma, permitindo uma reflexão fundamentada sobre as atividades, planificação, adequação e avaliação ao longo de todas as unidades didáticas. Ao pôr em prática e utilizar uma metodologia mais prática ao invés do teórico, conforme defende Swanwick, conseguimos respeitar os diferentes estádios de ensino/aprendizagem de cada aluno bem como conseguimos que todos desenvolvam competências, mesmo que diferentes entre eles, uma vez que trabalhamos vários aspetos que permitem a cada aluno desenvolver diferentes competências.ABSTRACT In the Master in Music Education was realized held supervised teaching practice in the 2nd cycle of basic education, more precisely in the 6th grade. The lesson plans have been prepared and complied according with Swanwick methodology, as will check throughout the report. This work takes into account the defined action plan, reflects on it and was built taking into account the Portuguese Curriculum Plans and their characteristics as well as the Educational Grouping Plan. The individual reflections along the stage, allowed to make changes to lesson plans, improve the way of implementing the methodology and adapt it to what works best in each class, allowing reflection based on the activities, planning, adaptation and evaluation across all the didactic units. To implement and use a more practical methodology rather than the theoretical, as Swanwick advocates, we respect the different educational stages / learning of each student and got them all to develop skills, even different between them, since many work aspects that allow each student to develop different skills.porEducação musicalEnsinoAprendizagemMetodologiaPlaneamentoMusic educationTeachingLearningMethodologyPlanningAbordagem ao ensino da educação musical segundo uma perspetiva abrangentemaster thesis