Almeida, AntónioLúcio, Sheila Daniela Rocha d´Oliveira2025-01-062025-01-062024-09-13Lúcio, S. D. R. (2024). O meio local como recurso educativo: sua potencialidade na aprendizagem em alunos do 1.º ciclo (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18108http://hdl.handle.net/10400.21/18108Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO atual relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de História e Geografia de Portugal e Português, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta-se dividido em duas partes. Na primeira parte encontra-se uma descrição sintética e análise crítica do período de intervenção nos contextos de estágio do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Na segunda apresenta-se o estudo empírico, respetiva fundamentação teórica, metodologia utilizada e os resultados de todo processo de pesquisa. Este estudo pretende examinar a prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizado um processo de investigação que recai sobre “O Meio Local como Recurso Educativo: Sua potencialidade na aprendizagem em alunos do 1.º Ciclo”. Parte da questão-problema “De que forma o meio local pode contribuir para melhor estruturar as aprendizagens dos alunos e foram definidos os seguintes objetivos gerais: (i) Identificar fragilidades relativas ao conhecimento do meio, (ii) Caracterizar as perceções iniciais e finais sobre o conceito de bairro local e as potencialidades do recurso ao mesmo, (iii) Promover experiências de aprendizagem ativas e significativas, (iv) Identificar os efeitos das atividades implementadas no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. Para se implementar este estudo, seguiu-se uma metodologia de natureza mista, tendo sido usados: um questionário (Pré e Pós Teste), registos de campo, grelhas de observação e as produções dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos, efetivamente, beneficiam significativamente do contacto com o meio local envolvente, evidenciando algumas potencialidades para a sua aprendizagem dos alunos. Posteriormente à implementação do plano de intervenção (PI), considera-se que diversas aprendizagens ficaram melhor estruturadas, com base nas atividades realizadas, desenvolvendo nos alunos competências sociais como participação ativa, pensamento crítico e criativo, curiosidade e responsabilidade.The current report is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Teaching the 1st and 2nd Cycles of History and Geography of Portugal and Portuguese, at the Escola Superior de Educação de Lisboa, and is divided into two parts. In the first part there is a summary description and critical analysis of the period of intervention in the internship contexts of the 1st and 2nd Cycles of Primary Education. The second one presents the empirical study, respective theoretical support, methodology used and subsequent evidence resulting from the entire research process. This study was developed in the context of a class of the 2nd year of the 1st Cycle of Primary Education, where an investigation process was carried out and related to “The Local Environment as an Educational Resource: Its potential in learning in students of the 1st Cycle”, and has the following main question-problem: “How the local environment can contribute to better structure the learning of students and the following general objectives were defined: (i) To identify weaknesses related to knowledge of the environment, (ii) To characterize the initial and final perceptions about the concept of the local neighbourhood and its potential use, (iii) To promote active and meaningful learning experiences, (iv) To identify the effects of the implemented activities on the development of students' learning. The study used a mixed methodology and data collection was implemented using a Pre and Post Test, field notes, observation grids and students' productions. The results showed that students effectively benefit significantly from the contact with the surrounding local environment, showing some potential for learning. After experimenting the intervention plan (IP), it is considered that different types of learning were better structured, based on the activities carried out, helping the development of students’ social skills such as active participation, critical and creative thinking and responsibility.porEstudo do MeioSaídas de campoMeio localExploração social e naturalStudy of the environmentField tripsLocal placeSocial and natural exploitationO meio local como recurso educativo: sua potencialidade na aprendizagem em alunos do 1.º ciclomaster thesis203756118