Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesAmor, Mariana de Sousa2018-03-202018-03-202017-12-14AMOR, Mariana de Sousa - Imagem corporal e redes sociais: confronto entre duas campanhas de comunicação digital. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.http://hdl.handle.net/10400.21/8267Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.A presente dissertação enquadra-se na problemática da imagem corporal no âmbito das redes sociais online. Estas têm um grande impacto no discurso dos indivíduos e na comunicação em sociedade, ao transformar recetores passivos de informação em participantes. Através da análise das campanhas de comunicação digital The Perfect “Body” e #ImNoAngel, compreende-se que a roupa está ao serviço de um corpo perfeito e idealizado. Procura-se aceder às sensações que a #ImNoAngel, da marca de moda plus-size Lane Bryant, procurou provocar em potenciais consumidoras com uma imagem que é contracorrente ao discurso hegemónico presente na campanha The Perfect “Body”, da marca Victoria’s Secret. A relação entre as temáticas abordadas permite compreender de que modo as redes sociais online podem ser utilizadas para aumentar a diversidade de estéticas corporais no âmbito mediático. Estas redes permitem que os indivíduos se envolvam em diálogos relativos a causas sociais do seu interesse. As empresas conseguem usar esta informação para direcionar as suas campanhas para as comunidades que lhes são relevantes. Este assunto tem vindo a ser abordado cada vez mais, inclusive no próprio âmbito mediático – considerando que a pressão consumista e a difusão de práticas corporais presentes nos meios de comunicação social estão intimamente ligadas com o contexto publicitário. Assim, existe uma relação e influência mútua entre os meios de comunicação social, a publicidade e as redes sociais online.ABSTRACT: The present dissertation fits in the matter of body image in the sphere of online social networks. These have a huge impact in the speech of individuals and in the communication within society, by transforming passive receptors of information into participants. Through the analysis of the digital communication campaigns The Perfect “Body” and #ImNoAngel, it is understood that clothes are at the service of a perfect and idealized body. There is a pursuit to access the sensations that #ImNoAngel, of the plus-size fashion brand Lane Bryant, tried to provoke in potential consumers with an image that is countercurrent to the hegemonic speech present in the campaign The Perfect “Body”, of the brand Victoria’s Secret. The relationship between the thematics mentioned allows understanding in which way online social networks can be used to increase the body aesthetics diversity in the media sphere. These networks allow individuals to engage in dialogues related to social causes of their interest. The companies can use this information to direct their campaigns towards the communities that are relevant to them. This matter has been addressed increasingly more, including in the media sphere itself – considering that the consumerist pressure and the diffusion of body practises present in social media are intimately connected with the advertisement context. Thus, there is a relationship and mutual influence between social media, advertisement and online social networks.porAudiovisual e multimediaImagens corporalria's SecretRedes sociaisComunicação digitalCampanhas de comunicaçãoLane Bryant (moda plus-size)Victoria's Secret (perfect body)Audiovisual and multimediaBody imageSocial networksDigital communicationCommunication campaignsImagem corporal e redes sociais: confronto entre duas campanhas de comunicação digitalmaster thesis201832755