Pereira, Maria Luísa de Lancastre Teotónio2012-03-162012-03-162011-12http://hdl.handle.net/10400.21/1304O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção de avaliação no âmbito da Supervisão da prática pedagógica através de um estudo de caso numa instituição de ensino particular e cooperativo. Para a operacionalização do estudo foi utilizado um instrumento de observação e avaliação - a Escala de Empenhamento do Adulto e a Escala das Oportunidades Educativas – que fazem parte do projecto – DQP – “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias”, permitindo relacionar a contribuição das escalas de observação no processo de desenvolvimento profissional e consequentemente na melhoria efectiva e concreta da qualidade da Educação Pré-Escolar. Através da metodologia de “focus group” procurou-se avaliar as estratégias de Supervisão fazendo entrevistas de grupo a Educadoras e Auxiliares de Acção Educativa. Esta estratégia de Supervisão abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal contribuindo simultaneamente para um desenvolvimento qualitativo da instituição onde se realizou o estudo.porSupervisão pedagógicaPráticas educativasAvaliaçãoQualidadePré-escolarPedagogical supervisionEducational practicesEvaluationQualityPreschoolPráticas de avaliação pedagógica na educação de infância : um estudo numa instituição de ensino particular e cooperativomaster thesis