Leite, Teresa2017-02-202017-02-202016-12Leite, T. (2016). Formação de Professores para a Inclusão. Conferência apresentada no Congresso Internacional Escola Inclusiva - Educar e formar para a vida independente, organizado pela CERCICA, Cascais, 3 dezembrohttp://hdl.handle.net/10400.21/6818Poder-se-á de facto falar numa educação específica para a inclusão? Será desejável distinguir a formação para a inclusão das abordagens mais gerais nesta área ou, pelo contrário, a inclusão é um princípio básico do sistema educativo e, nesse sentido, toda a formação se orienta nesse sentido? Nesta conferência procuramos debater o assunto, relacionando formação de professores com conhecimento profissional docente e defendendo que a aceitação da diferença pelos professores depende, em grande parte, das conceções que têm sobre o currículo e das estratégias de ensino pelas quais optam. Para serem eficazes, essas estratégias terão que ser pensadas e planeadas no quadro da gestão curricular em turmas inclusivas, deixando para a educação especial os processos e técnicas de cariz especializado.porFormação de professoresInclusãoConhecimento profissional docenteFormação de professores para a inclusãojournal article