Pereira, Francisco José Costa PereiraAntunes, Ana CristinaNobre, Sofia2023-10-302023-10-302011-06Pereira, F. C., Antunes, A. C., & Nobre, S. (2011). O papel da publicidade na compra de produtos cosméticos. Comunicação e Sociedade, 19, 161–178. https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).9041645-2089http://hdl.handle.net/10400.21/16593Os cosméticos são uma categoria de produtos que, nas últimas décadas, tem aumentado significativamente o consumo nas mulheres e em especial nos homens. Este consumo tem sido incrementado muito em especial para a importância que a sociedade atribui aos ideais de beleza que são veiculados e que vão afectar a imagem corporal. Deste modo, imagem corporal e publicidade aos cosméticos são duas variáveis relevan-tes para explicar o seu consumo. Esta investigação procura identificar como a imagem corporal afecta os motivos de compra de cosméticos através da publicidade e do envol-vimento com os cosméticos. Assim foi construído um modelo que explica esta relação. Para validar este modelo foi construído um questionário com um conjunto de escalas já validadas e aplicada a uma amostra de 513 sujeitos que consumiam cosméticos. Os resultados mostram-nos que, apesar de as pessoas atribuírem pouca importância à sua imagem corporal, pouco envolvimento com os cosméticos e uma atitude neutra em rela-ção à publicidade aos cosméticos, o modelo se ajusta aos padrões mínimos estatísticos necessários para que ele funcione. Concluímos que a imagem corporal tem um impacto significativo nos motivos de compra de cosméticos e que a publicidade aos cosméticos, bem como o envolvimento com eles desempenham um papel de relevo na mediação entre as duas variáveis.porPublicidadeConsumoCosméticosO papel da publicidade na compra de produtos cosméticosjournal articlehttps://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).9042183-3575