Amaral, IsabelNunes, Isabel Maria Sanches2011-09-142011-09-142010-12http://hdl.handle.net/10400.21/103Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação EspecialActualmente tem-se verificado um crescente reconhecimento de que os maiores desafios que se colocam aos professores de Educação Especial, na educação de alunos com Multideficiência, se prendem com a programação de uma intervenção educativa centrada em actividades de vida real. A realização deste estudo pretendeu compreender que dificuldades e concepções têm estes profissionais relativamente à organização da resposta educativa para estes alunos. Para a realização deste estudo, devido às suas características, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa. Assim, foi utilizada a técnica da entrevista semidirigida a cinco professores de Educação Especial a desenvolver a sua actividade lectiva em Unidades Especializadas à Educação de Alunos com Multideficiência. O processo de interpretação dos dados obtidos foi realizado mediante a análise de conteúdo dessas mesmas entrevistas. Da interpretação dos resultados ressalta que os intervenientes centram as suas dificuldades, preocupações e prioridades essencialmente nas características destes alunos e na organização da gestão curricular. Estes resultados indicam que estes profissionais parecem ter conhecimentos teóricos na intervenção em actividades de vida real, contudo sentem dificuldades em os pôr em prática no sentido de proporcionar aprendizagens significativas a esta população.porMultideficiênciaOrganização da resposta educativaActividades de vida realAprendizagens significativasDificuldadesPreocupações e prioridades dos professores de Educação EspecialPlaneamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiênciamaster thesis