Lopes, Ana SofiaMorgado, Celda2020-07-232020-07-232020Lopes, A. S., Morgado, C. (2020) Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (67-86) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa978-989-8912-11-4http://hdl.handle.net/10400.21/12082O verbo integra uma classe aberta, variável, lexical e é o elemento nuclear do grupo ou sintagma verbal, com a função sintática de predicado (Choupina, 2013; 2015). Esta classe de palavras cria tanto uma predicação semântica como uma predicação sintática acerca de uma entidade - o sujeito (Duarte & Brito, 2003). Neste domínio, evidenciam- se os diversos papéis temáticos que o argumento sujeito pode desempenhar e que assumem extrema relevância na compreensão da leitura, já que fornecem importantes informações para a caraterização de personagens e para o entendimento da ação, enquanto categoria da narrativa. De igual modo, as diferentes situações verbais contribuem para a compreensão da leitura. Estas diferentes situações verbais que, ao longo dos textos, se encontram associadas às personagens concorrem, a par, por exemplo, dos adjetivos (classe de palavras privilegiada ao nível da caraterização de personagens), para a caraterização das mesmas e ainda para uma efetiva compreensão da sua evolução no decurso da narrativa.porVerboFunção sintáticaPredicadoDas situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEBbook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.083