Verissimo, Jorge2021-02-252021-02-252006-07Veríssimo, J. (2006, julho). Os patrocínios nas televisões em Portugal: uma panorâmica. [Comunicação oral]. Jornadas de Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha.http://hdl.handle.net/10400.21/12960Esta comunicação resulta de um estudo efectuado em Portugal ao longo do ano de 2003, no qual se pretendeu analisar o modo como foram concebidos os patrocínios nos canais de televisão portugueses, particularmente o modo como era transmitido o patrocínio, nomeadamente se era através de comunicações comerciais que contivessem a menção ao patrocinador do programa, permitindo identificar se este era patrocinado por aquele, acompanhada ou antecedida da indicação em voz-off ou através de texto: “Programa patrocinado por...” ou “Com o apoio de...”; ou através da transmissão de um anúncio ou parte do anúncio de um produto ou serviço do patrocinador. Procurou-se também identificar, ao nível da inserção do nome, marca ou imagem do patrocinador nos programas de produção nacional e nos programas de produção não nacional, de forma a aferir se a introdução dos separadores no início e fim da identificação do patrocinador, respeitava o momento em que a publicidade deve ser inserida, nos termos do disposto no artigo 25º do Código da Publicidade. Este estudo versou ainda, no caso da identificação do patrocinador ser realizada mediante a transmissão de um anúncio ou parte de um anúncio de um produto ou serviço do patrocinador, a análise da existência, no início e no fim da comunicação comercial relativa ao patrocínio, do separador previsto no nº 2 e 3 do artigo 8º do Código da Publicidade. Para além dos patrocínios, procurámos, ainda, identificar também a estratégia de duração dos blocos publicitários, número de interrupções e localização dos patrocínios nos programasporPublicidadePatrocíniosBlocos publicitáriosCódigo da publicidadeOs patrocínios nas televisões em Portugal: uma panorâmicaconference object