Lima, IreneRaposo, JoanaCorreia, Joana Marques Bandeiras de Sousa2018-03-202018-03-202017-08http://hdl.handle.net/10400.21/8269Relatório estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - Será descrito o estágio curricular supervisionado de ensino do violoncelo no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. O estágio decorreu no Conservatório de Música Jaime Chavinha no ano letivo de 2015/2016 e foi orientado pela professora Irene Lima. A secção Prática Pedagógica desenvolve quatro partes: caracterização da escola, caracterização dos alunos, práticas pedagógicas e análise crítica do professor. Durante o estágio focou-se na procura, organização e estruturação das ideias pedagógicas. Após uma análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas, foram referidos os aspetos positivos e negativos. Esta autoavaliação permitirá um contínuo aperfeiçoamento da atividade de docente.Resumo II (Investigação) - O Ritmo será o tema principal da secção da Investigação. Tendo em conta as opiniões de vários pedagogos da educação musical de que o ritmo deve ser ensinado através do corpo, questionou-se se a sensação do ritmo e a precisão dos movimentos dentro dum determinado tempo poderão melhorar com determinados exercícios de coordenação motora. O que se pretende com esta investigação é verificar se os exercícios propostos por Bucher no seu livro Pratique de la Réeducation Psycho-Motrice poderão ser aplicados no contexto de aula de violoncelo e se é necessário fazer alguma modificação dos mesmos. A metodologia usada foi o estudo de caso e a investigação teve quatro fases: descrição do projeto de investigação, revisão da literatura, metodologia e apresentação e análise dos resultados.Abstract I (Teaching) - This report will describe a supervised internship on Cello teaching, as part of the curriculum on Master of Music Education. The internship was placed in Jaime’s Chavinha Music Conservatory in the school year of 2015/2016 and was supervised by Professor Irene Lima. The Pedagogical Section was organized in 4 parts: school profiling, student categorization, pedagogical practical application and teacher’s critical analysis. It was given more emphasis in the research, observation and assembly of pedagogical ideas, which were evaluated as positive or negative, after reflection and analysis. This auto-evaluation is thought to be essential towards continuous improvement on teaching.Abstract II (Investigation) - The main theme on this section is Rhythm. After realizing that it exists some consensus within experts in musical education that rhythm should be taught using body movement, some curiosity aroused whether rhythmical feelings and movement precision within a certain beat would improve with specific motor coordination exercises. The purpose of this investigation is to verify if Bucher’s exercises on his book Pratique de la Réeducation Psycho-Motrice could be used in cello lessons and if any adaptation is necessary. A study case was assembled and the investigation had four phases: project description, literature review, methodology and presentation and analysis of the results.porRitmoCorpoPsicomotricidadeViolonceloRhythmBodyPsychomotricityCelloRitmo, psicomotricidade e violoncelo: aplicação dos exercícios de Bucher numa aula de violoncelomaster thesis201882140