Lino, DalilaRodrigues, Joana Maria dos Santos Gramunha2019-07-122019-07-122019-07-122019-07-122019-05-09Rodrigues, J. M. S. (2019). "A fala de uma criança" - A interação entre pares numa sala de jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10287http://hdl.handle.net/10400.21/10287Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, no qual é feita uma análise reflexiva do meu processo interventivo, no período compreendido entre o início de outubro e o final de janeiro, numa sala de jardim de infância. Neste sentido, este documento apresenta diferentes aspetos tais como a caracterização do contexto socioeducativo, as intenções para a prática, a investigação efetuada, bem como a minha autoavaliação, a avaliação de uma criança e a avaliação das intenções. Posto isto, importa referir que a investigação mencionada, realizada ao longo da prática, teve como principal objetivo percecionar as relações existentes entre as crianças, tendo em conta o facto de o ser humano ser um ser comunicativo, que estabelece relações com os outros. Através destas interações com os outros surgem experiências significativas que são a base para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para tal, e seguindo a metodologia de investigação design based- research observou-se o grupo durante os intervalos de 8 de novembro de 2018 a 7 de dezembro e de 14 de janeiro de 2019 a 1 de fevereiro, realizaram-se conversas informais com o grupo, de modo a perceber quais as suas conceções relativamente à amizade e quais as crianças com quem mais gostavam de brincar e, ainda, uma entrevista à equipa educativa da sala. Por fim, constam neste relatório os dados recolhidos através das técnicas anteriormente referidas e que permitem concluir que as relações entre pares desempenham um papel fulcral no desenvolvimento das crianças, na medida em que a criança, tal como referido, desenvolve diversas competências sociais e aprende em interação com o outro. Competências essas que as crianças desenvolveram com o desenrolar da intervenção, construindo interações/ relações mais positivas.ABSTRAT This report is part of the Supervised Professional Practice Course II, in which a reflective analysis of the intervention process performed in a kindergarten room, since early of October, till the end of January. In this sense, this document presents different aspects such as the characterisation of the socio-educational context, the practice purpose, the investigation carried out, as well as my self-assessment and the child appraisal and their intentions too. Additionally, it is important to mention that the above mention research, carried out throughout the practice, had as main objective to perceive the existing relations between the children, taking into account the fact that the human being is a communicative being, that establishes relations with the others. Through these interactions between each other’s significant experiences emerge that are the basis for the development and learning of the child. To do so, and following the methodology of design research-based, the group was monitored from November 8, 2018 to December 7 and from January 14, 2019 to February 1, and during this interval were held with the group informal conversations, in order to understand their conceptions regarding the friendship and which children they prefer to play with and an interview with the educational team of the room as well. Finally, this report contains the data collected through the above-mentioned techniques, which show that peer relations play a key role in the development of children, as the child, as mentioned, develops various social skills and learns in interaction between each other. Those competences was developed by the children during the intervention, increasing the way they interact and being much more cooperative in their relations.porCriançasInteraçõesRelações entre paresJardim de infânciaChildrenInteractionsPeer relationshipsKindergarten"A fala de uma criança" - A interação entre pares numa sala de jardim de infânciamaster thesis202249859