Almeida, Pedro da CruzRibeiro, Cátia Filipa Lopes2022-03-152022-03-152021-07-13Ribeiro, C. F. L. (2021). O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14466http://hdl.handle.net/10400.21/14466Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, disciplina que integra o currículo do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: na primeira é realizada a descrição e análise, de forma reflexiva, de ambas as práticas desenvolvidas nos estágios da unidade curricular em contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda é apresentado o estudo empírico desenvolvido na prática de 1º CEB. Neste estudo procurou-se investigar o raciocínio dos alunos, quanto ao nível de generalização em que estes se encontram, bem como as estratégias de generalização utilizadas na resolução de duas tarefas que promoviam este processo de raciocínio. Assim, foi formulado como objetivo geral do estudo: Descrever e compreender o raciocínio matemático em alunos do 3º ano de escolaridade na resolução de problemas que envolvem a generalização. A presente investigação, é de natureza qualitativa com carácter interpretativo. Recorreram-se a técnicas de recolha de dados como a observação direta e participante, onde se utilizou o registo de notas de campo; e, à análise documental às produções dos alunos – as suas resoluções das tarefas. A análise dos dados permitiu verificar que a forma de apresentação da tarefa e as próprias questões influenciam as estratégias de generalização utilizadas pelos alunos, e que iguais estratégias podem ser utilizadas em diferentes níveis de generalização. Em termos gerais, os resultados do estudo revelaram que, face às tarefas aplicadas, os alunos se encontram num nível de generalização contextual, recorrendo, na sua generalidade, a estratégias de generalização explícitas. Neste sentido, é importante realçar que o raciocínio matemático deve ser promovido nos alunos desde os primeiros anos de escolaridade. Os docentes devem promover tarefas diversificadas que mobilizem nos alunos a utilização de diferentes estratégias conducentes a diferentes níveis da sua capacidade de generalização.ABSTRACT The present report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, a subject that integrates the curriculum of the 2nd year of the master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report is divided into two parts: the first part contains the description and analysis, in a reflective way, of both practices developed in the internships of the curricular unit in contexts of 1st and 2nd Cycle of Basic Education. In the second, is presented the empirical study developed in the practice of the 1st CEB. In this study, we sought to investigate the students' reasoning, regarding the level of generalization in which they find themselves, as well as the generalization strategies used in the resolution of two tasks that promoted this reasoning process. Therefore, the general objective of the study was formulated: To describe and understand mathematical reasoning in 3rd grade students in solving problems involving generalization. The present investigation is a qualitative nature with an interpretative character. Data collection techniques were used, such as direct and participant observation, where field notes were recorded; and, to the documental analysis of the students' productions - their tasks resolutions. Data analysis allowed us to verify that the way the task is presented and the questions themselves influence the generalization strategies used by the students, and that the same strategies can be used at different levels of generalization. In general terms, the results of the study revealed that, given the tasks applied, students are at a level of contextual generalization, generally resorting to explicit generalization strategies. In this sense, it is important to emphasize that mathematical reasoning should be promoted in students from the first years of education. Teachers must promote diversified tasks that mobilize students to use different strategies leading to different levels of their capacity for generalization.porRaciocínio matemáticoRaciocínio de generalização1º ciclo do ensino básicoMathematical reasoningGeneralization reasoning1st cycle of basic educationO raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridademaster thesis202938190