Madureira, LuísMoniz, Manuela Henriques Pereira2019-01-172019-01-172017-08http://hdl.handle.net/10400.21/9331Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - O presente Relatório de Estágio é resultante da prática pedagógica no Estágio de Ensino Especializado (EEE), do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Foi elaborado no âmbito da prática educativa desenvolvida na disciplina de canto, especialização da Unidade Curricular (UC) de Didática do Ensino Especializado (DEE). Esta secção é relativa à experiência pedagógica realizada ao longo do ano letivo 2016/2017, no Conservatório de Música do Choral Phydellius (CMCP), com ênfase no percurso pedagógico de três estudantes com distintas características vocais e de diferentes níveis de aprendizagem. Este relatório traduz também a experiência de vários anos como cantora e professora, assim como as aprendizagens adquiridas nas áreas da pedagogia/didática e da investigação decorrente no estágio - a transferência do método de Zygmunt Molik para as aulas de técnica vocal e canto. De acordo com as diferentes formas de aprendizagem de cada estudante, o objetivo desta prática pedagógica é experimentar, analisar e concluir se a aprendizagem e evolução do estudante é melhorada com a adaptação aos cantores do método de Zygmunt Molik “Voz e Corpo” aplicado aos atores.Resumo II - Esta seção é o resultado da investigação relativa à prática pedagógica, baseada na pesquisa da voz através do corpo, desenvolvida por Zygmunt Molik. O objeto de estudo é o método de Molik transferido para as aulas de canto. As questões de investigação que se colocam são: - O estudante de canto tem plena noção da importância de todo o seu corpo como ferramenta de trabalho? - Qual o resultado da aplicação do método de Zygmunt Molik nas aulas de canto? - Qual a relevância das ações físicas na preparação vocal e expressiva do cantor? Neste relatório estudou-se no processo de ensino/aprendizagem a importância do corpo/movimento na produção da voz, e as suas repercussões no desenvolvimento artístico dos estudantes na disciplina de Canto.Abstract I - The present Stage Report is the result of the pedagogical practice in the Specialized Teaching Stage (EEE), of the Masters in Music Teaching of the Superior School of Music of Lisbon (ESML). It was elaborated in the scope of the educational practice developed in the discipline of singing, specialization of the Curricular Unit (UC), Didactics of Specialized Education (DEE). This section is related to the pedagogical experience carried out during the 2016/2017 school year, at the Choral Phydellius Conservatory of Music (CMCP), focusing on the pedagogical course of three students with different vocal characteristics and different levels of learning. However, this report reflects the experience over several years of singing and teaching, as well as the acquired learning in the areas of pedagogy / didactics and the research that results in the stage - the transfer of the Molik technique to the vocal technique classes and singing. According to the different learning styles of each student, the objective of this pedagogical practice is to experiment, analyse, and conclude if the student's learning and evolution is improved with the adaptation of the proposed method - Zygmunt Molik's technique applied to the actors "Voice and Body", transferred to the singers.Abstract II - This section is the result of research on the pedagogical practice, based on the research of voice through the body, developed by Zygmunt Molik. The object of study is the Molik method transferred to the singing lessons. The research questions that arise are: - The singing student has full notion of the importance of his whole body as a tool of work? - What is the result of applying the Zygmunt Molik method in singing lessons? - What is the relevance of physical actions in the vocal and expressive preparation of the singer? In this report, the importance of the body/movement in voice production was studied in the teaching/learning process, and its repercussions on the student's artistic development in the singing discipline.porCorpoHaraAção físicaVozEquilíbrioBodyPhysical actionVoiceBalanceMétodo de Zygmunt Molik aplicado aos cantoresmaster thesis201958945