Pereira, Teresa MatosMatos, Joana Gaudêncio2023-05-242023-05-242019Pereira, T. M., & Matos, J. I. G. (2019). Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: Transdisciplinaridade em contexto de educação artística. Revista Matéria-Prima, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, 7(2), 96-109.2182-9829http://hdl.handle.net/10400.21/16128O texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).The text presents a work proposal developed with students of Basic Education and Visual Arts degrees in the context of Lisbon Superior School of Education. The work proposal consisted in the development of an abstract painting project. This allowed an approach to abstraction, creative processes and arts practice-based research as well as to evaluate their importance in the formation of different professional profiles (in visual arts and education).porEducação artísticaArtes plásticasPinturaProcesso criativoArt educationPlastic artsPaintingCreative processPerspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artísticajournal article