Mónico, LiseteSousa, Liliana B.Cebola, MarisaProença, SaraPaiva, TeresaParreira, Pedro2018-10-312018-10-312018Mónico L, Sousa LB, Cebola M, Proença S, Paiva T, Parreira P. Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português. In: Parreira P, Alves L, Mónico L, Sampaio JH, Paiva T, editors. Competências empreendedoras no ensino superior politécnico: motivos, influências, serviços de apoio e educação. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda; 2018. p. 191-222.978-972-8681-74-6http://hdl.handle.net/10400.21/8997A promoção da educação para o empreendedorismo constitui uma prioridade estratégica em matéria de políticas de ensino e formação na União Europeia, sendo reconhecida como um instrumento capaz de contribuir para estimular a inovação, a produtividade e a competitividade e para prevenir o desemprego, condições fundamentais para a promoção de um crescimento económico sustentado. Neste contexto, a compreensão das características e traços de personalidade do indivíduo empreendedor tem sido objeto de investigação. Os fatores de natureza motivacional e comportamental, bem como as variáveis educacionais e de contexto, têm sido igualmente foco de diversos estudos sobre a compreensão do indivíduo empreendedor. Assim, no âmbito do projeto PIN/Poliempreende, nomeadamente no seu concurso, foi administrado um instrumento de medida a uma amostra de 1603 estudantes de 21 instituições de ensino superior politécnico português, visando a mensuração das motivações empreendedoras, da percepção de existência de apoios ao empreendedorismo, da autoeficácia e do potencial empreendedor. Os resultados traduzem bons níveis de potencial empreendedor nos estudantes portugueses, associados a uma valorização do aprender a ser empreendedor. Os dados foram analisados por área científica e advertem para a necessidade de dar continuidade aos programas de apoio e incentivo ao empreendedorismo no ensino superior português, que visem dotar os estudantes de competências empreendedoras.porPotencial empreendedorAutoeficáciaMotivaçãoOportunidadeIncentivoEnsino superior politécnicoPortugalMotivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico portuguêsbook part