Simões, AnaCarvalho, Priscila Zacarias2021-02-262021-02-262020-07-01Carvalho, P. Z. (2019). O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12974http://hdl.handle.net/10400.21/12974Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarNo âmbito da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, como resultado da Prática Profissional Supervisionada I, foi elaborado o presente relatório que ilustra todo o percurso vivenciado. A ação prática decorreu ao longo de quatro meses, do dia 07 de outubro de 2019 a 24 de janeiro de 2020, na valência de pré-escolar. A sala de atividades era composta por um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos. Neste processo da ação pedagógica, foi possível delinear as intencionalidades educativas, assim como intervir nas diversas dimensões do processo educativo, como a observação, documentação, planeamento, avaliação. Como instrumento da prática, foi construído um portefólio ao longo do processo, como forma de suporte para a reflexão sobre a prática, com notas de campo, reflexões diárias e semanais. Como parte da ação educativa, foi realizada uma investigação em jardim de infância sendo a problemática identificada sobre a composição heterogénea do grupo numa sala de atividades que se rege pelo Movimento da Escola Moderna. O estudo teve como principal objetivo compreender de que forma esta composição heterogénea do grupo influencia o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através de uma metodologia de natureza qualitativa e do método de estudo de caso, recorreu-se às seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta (participante e não participante), consulta documental, entrevista à educadora cooperante e a aplicação de um inquérito por questionário às famílias das crianças. Os resultados obtidos permitem chegar a algumas conclusões: através das observações realizadas, as crianças com diferentes idades têm uma interação de cooperação e entreajuda, i) nos momentos da higienização; ii) nos momentos da refeição; iii) nos vários tempos da rotina como nas atividades/projetos; e iv) por incentivo do adulto. Para os pais e para a equipa educativa, a constituição do grupo de forma heterogénea é uma mais valia para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois esta fomenta a cooperação e entreajuda entre as crianças, justificando que estes princípios são essenciais para uma educação de qualidade.ABSTRACT As part of the training of the Master in Pre-School Education, as a result of Supervised Professional Practice I, this report was prepared that illustrates the entire experience. The practical action took place over the course of four months, from October 7, 2019 to January 24, 2020, in the preschool environment. The activity room consisted of a group of twenty-four children aged between 3 and 5 years. In this process of pedagogical action, it was possible to outline educational intentions, as well as to intervene in the various dimensions of the educational process, such as observation, documentation, planning, evaluation. As a tool for practice, a portfolio was built throughout the process, as a way of supporting the reflection of the practice, with field notes, daily and weekly reflections. As part of the educational action, an investigation was carried out in a kindergarten, the problem being identified about the heterogeneous composition of the group in an activity room governed by the Modern School Movement. The main objective of the study was to understand how this heterogeneous composition of the group influences children's development and learning. Through a qualitative methodology and a case study approach, the following data collection techniques were used: direct observation (participant and non-participant). The results obtained allow us to reach some conclusions: through the observations, children with different ages have an interaction of cooperation and mutual help, i) at the moments of hygiene; ii) at meal times; iii) in the various times of the routine as in the activities / projects; and iv) by adult incentive. For parents and the educational team, the formation of the group in a heterogeneous way is an asset for the development and learning of children, as this fosters cooperation and mutual assistance between children, justifying that these principles are essential for a quality education.porGrupo heterogéneoMovimento da escola modernaO grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Modernamaster thesis202628655