Tomás, Catarina2017-05-232017-05-232017-04Tomás, C. (2017). Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas naeducação de infância . Revista Humanidades e Inovação, 4(1), 13-202358-8322http://hdl.handle.net/10400.21/7045Procura-se, neste artigo, fazer um questionamento sociopolítico e educativo do trabalho que se faz em creche, a partir dos direitos da criança. De modo a balizar a análise, com base numa matriz interdisciplinar, procuro numa primeira parte refletir acerca das narrativas hegemónicas sobre a educação de infância com especial enfoque na creche; segue-se a identificação de três tensões na relação entre os direitos da criança e a educação de infância: (des)conhecimento ou os sentidos múltiplos atribuídos aos direitos da criança pelos/as profissionais de educação; a armadilha do discurso entre direitos e deveres; a identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar. Por último, procuro mapear os principais eixos de uma conceçãoAbstract: This paper seeks to make a socio-political and educational questioning of the work done in day care based on children’s rights. In order to guide the analysis, from an interdisciplinary matrix, in a first part I try to reflect on the hegemonic narratives about early childhood education with special focus on day care. This is followed by the identification of three tensions in the relationship between children’s rights and early childhood education: (Dis) knowledge or multiple meanings attributed to children’s rights by early childhood educators; the rights and duties discourse trap; the identification of sociopedagogical practices tendentiously reproductive of the school system. Finally, I try to map the main axes for a critical conception of childhood education.porDireitos da criançaEducação de infância críticaCrecheChildren’s rightsCritical early childhood educationDay carePara além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na educação de infânciajournal article