Silva, Rosa Maria Ferreira daVasconcelos, Teresa2011-11-232011-11-232010-03Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 65-900874-9620http://hdl.handle.net/10400.21/490O presente artigo incide sobre uma das dimensões de um estudo de caso, realizado no âmbito de uma tese de mestrado, sobre a prática pedagógica supervisionada numa escola do 1.º ciclo do ensino básico. Numa abordagem sistémica, procura-se percepcionar e compreender concepções e representações dos sujeitos da investigação com o objectivo de conhecer o impacto da supervisão da prática pedagógica de alunos da formação inicial na aprendizagem e desenvolvimento organizacional desta escola. O tratamento e interpretação dos dados do estudo empírico sugerem uma ténue potenciação deste dispositivo supervisivo no contexto organizacional, apesar de a instituição já acolher estagiários há mais de uma década. Ainda assim, manifesta-se abertura para recuperar esta oportunidade até ao momento desperdiçada e intencionalizar futuros dispositivos de supervisão da prática pedagógica no sentido do desenvolvimento ecológico da escola e da edificação de uma comunidade que aprende e constrói conhecimento sobre si própria.porSupervisão pedagógicaEstágio profissional no 1º cicloSupervisão da práctica pedagógicaum processo de aprendizagem e desenvolvimento organizacional? Estudo de caso numa escola do 1º ciclo do Ensino Básicojournal article