Camus, Cristina InêsEusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesMarques, Patrícia da Silva2015-02-242015-02-242014-12MARQUES, Patrícia da Silva - Impacto económico, energético e ambiental da produção renovável na Ilha Terceira. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.http://hdl.handle.net/10400.21/4289Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de EnergiaO presente trabalho tem por objetivo avaliar os impactos económicos, energéticos e ambientais de um aumento da penetração de energias renováveis e veículos elétricos num sistema isolado, nomeadamente na ilha Terceira, Açores. Dado as ilhas serem bastante dependentes da importação de combustíveis fosseis, tanto para a produção de energia como para o setor dos transportes, pretende-se avaliar como será possível reduzir essa dependência e determinar a consequente redução de emissões de gases poluentes. Foram analisados alguns cenários, com e sem penetração de veículos elétricos (VE) e um cenário, muito irrealista mas bastante útil para avaliar os impactos, com 100 % da frota de veículos elétricos. Com a introdução de novas fontes de energia renováveis e o reforço da energia eólica já existente é possível baixar a produção de energia térmica, de 85 % para 24 % em 2030, reduzindo emissões de gases poluentes e importações de fuel óleo em 63 %. Com a penetração de 2000 e 4300 de VEs, para 2020 e 2030 respetivamente, é possível uma redução na importação de combustíveis fosseis, sendo essa redução de 0,2 % para 2020 e de 1 % para 2030. Conclui-se também que quantos mais VEs forem introduzidos maior será a redução de importações de combustíveis fosseis.Abstract: The present study aims to assess the economic, energy and environmental impacts of increased penetration of renewable energy and electric vehicles in an isolated system, in particular on Terceira Island, Azores. Islands are heavily dependent on imported fossil fuels, both for energy production and for the transportation sector. This dissertation intends to evaluate how it will be possible to reduce this dependency and to determine the consequent reduction of greenhouse gas emissions. Several scenarios were analyzed, no penetration of electric vehicles, with penetration different of electric vehicles and finally a very unrealistic but useful scenario to assess the impacts, a 100 % of the electric vehicle fleet. With the introduction of new sources of renewable energy and the strengthening of existing wind energy is already possible to lower the production of thermal energy from 85 % to 24 % in 2030, reducing greenhouse gas emissions and imports of fuel oil by 63 %. With a penetration of 2000 and 4300 EVs, in 2020 and 2030 respectively, it’s possible a reduction in the import of fossil fuels, and this reduction of 0,2 % for 2020 and 1 % for 2030. It also follows that the more EVs are introduced greater the reduction of imported fossil fuels.porEnergias renováveisRenewable energyVeículos elétricosElectric vehiclesIlha TerceiraTerceiraDiagramas de cargaLoad profileEmissões locaisLocal emissionsEmissões globaisGlobal emissionsPreço de energiaEnergy pricePreço dos combustíveisFuel pricesImpacto económico, energético e ambiental da produção renovável na Ilha Terceiramaster thesis201218321