Antunes, Marina GodinhoMucharreira, Pedro RibeiroCerdeira, LuisaCabrito, Belmiro2019-02-022019-02-022019-01978-989-8272-35-5http://hdl.handle.net/10400.21/9392Comunicação em ColóquioO presente trabalho incide num esquema relacional, proposto pelos autores, em que se pretende compreender o papel que diferentes políticas educativas, como o currículo nacional, uma redução do número de alunos por turma ou a aposta em formação contínua de professores, poderá ter na melhoria das aprendizagens e competências pessoais e sociais dos alunos, ao nível do ensino não-superior em Portugal. Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Neste enquadramento, perspetiva-se a aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores e que visa avaliar as diferentes dimensões do esquema relacional proposto, recorrendo-se para o efeito a uma amostra por conveniência constituída por 1000 docentes e diretores escolares do ensino não superior público e particular e cooperativo, do território nacional. A amostra resulta do acesso a uma base de dados de emails fornecida pelo Portal das Escolas. No tratamento dos dados quantitativos perspetivas e o recurso ao modelo de equações estruturais, tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no esquema relacional.porPolíticas educativasRedução do número de alunos por turmaFormação contínua de professoresProjetos educativosAprendizagensPolíticas educativas e aprendizagem no ensino não-superior portuguêsA investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação 30 anos de AFIRSE em Portugalconference object