Pina, JoséFerreira, RuiG Dias, AlfredoLeite, Teresa2016-12-212016-12-212016978-989-97004-3-7http://hdl.handle.net/10400.21/6646O Projeto de Empreendedorismo e Literacia Financeira (E.L.F.) tem sido desenvolvido desde 2010, de uma forma sistemática e com recurso a didáticas integradas, conduzindo ao envolvimento dos alunos em atividades que têm em linha de conta as especificidades e os recursos do meio e valorizando o conhecimento das raízes culturais e locais. Para tal, faz um uso claro de dinâmicas de grupo em mini-empresas, com vista ao desenvolvimento das competências do empreendedorismo, necessárias a uma aquisição mais eficaz dos aspetos curriculares, promovendo deste modo a inclusão e o sucesso escolar. O projeto tem vindo a ser aplicado a duas turmas do primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB), em escolas de meio rural na região de Lisboa e Vale do Tejo, usando como base o empreendedorismo cruzado com o currículo nacional de forma integrada, dando-lhe uma maior expressão relativamente ao potencial de aplicação no quotidiano e procurando levar os alunos a tomar consciência da importância da sequência com que o mesmo é abordado. Visa-se, assim, tornar as aprendizagens mais significativas e fornecer uma visão verdadeiramente global da interligação entre as várias áreas curriculares. O projeto orientou-se para dois objetivos principais: determinar se um projeto de integração curricular no primeiro ciclo pode contribuir para (i) o desenvolvimento de competências associadas ao empreendedorismo; (ii) a centralização da escola na comunidade, dando origem a dois estudos. Os resultados obtidos vão no sentido de demonstrar que as experiências associadas ao empreendedorismo contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos alunos e valorização das raízes locais, resultando ainda numa diminuição do insucesso escolar. É possível perceber que os alunos se tornaram mais conscientes das etapas necessárias a percorrer para a obtenção de sucesso no processo de tomada de decisão, a nível do seu futuro pessoal e académico.porEmpreendedorismoIntegração curricular1.º ciclo do ensino básicoEducação financeiraRelação escola-comunidadeEmpreendedorismo e literacia financeira no 1º Ciclo do Ensino Básicobook part