Estrela, AntóniaLopes, Tiago de Almeida Simões2025-01-072025-01-072024-07-26Lopes, T. A. S. (2024). O recurso ao laboratório gramatical como metodologia para o desenvolvimento do conhecimento explícito da língua: o desenvolvimento da competência ortográfica (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18125http://hdl.handle.net/10400.21/18125Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes, nomeadamente, (i) descrição da prática pedagógica realizada no 1.º e no 2.º CEB e, posteriormente, análise crítica da prática ocorrida em ambos os ciclos; (ii) apresentação e desenvolvimento do estudo realizado com uma turma de 2.º ano do 1.º CEB. A investigação tem como tema O uso do Laboratório Gramatical no desenvolvimento da ortografia, tendo sido definido a partir de uma fragilidade identificada na turma. Desta forma, o principal objetivo do estudo consiste em verificar qual o contributo do Laboratório Gramatical para o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos através da descoberta de regras ortográficas de base fonológica. Uma das dificuldades associadas ao processo de ensino e aprendizagem da ortografia consiste na utilização de metodologias de caráter dedutivo e transmissivo, pouco adequadas para desenvolver a ortografia. Justifica-se assim a pertinência do estudo, que se caracteriza como sendo uma investigação-ação, de caráter maioritariamente qualitativo, apesar de se recorrer também a uma metodologia quantitativa. Desta forma, recorreu-se à observação direta e participante, à entrevista semiestruturada e à realização de um pré e pós-teste para a recolha de dados. Para a concretização da presente investigação, foi realizado um Plano de Ação, tendo-se numa primeira fase realizado uma avaliação diagnóstica dos alunos e depois recorrido ao Laboratório Gramatical, de modo a fazer face aos desvios ortográficos mais frequentes dos alunos, desenvolvendo a sua consciência linguística através da descoberta de regras ortográficas de base fonológica. Por fim, voltou-se a avaliar os alunos de forma a perceber o impacto da realização dos Laboratórios Gramaticais. Os resultados mostram que esta metodologia pode contribuir para um trabalho efetivo que ajuda a ultrapassar as dificuldades nesta área uma vez que os alunos mostram um melhor desempenho após terem realizado os Laboratórios Gramaticais.This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II course, part of the Master's in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The report is divided into two parts: (i) a description of the pedagogical practice carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, followed by a critical analysis of the practice in both cycles; (ii) the presentation and development of a study conducted with a 2nd-year class in the 1st Cycle of Basic Education. The research theme is "The use of the Grammar Laboratory Development of Orthography," which was defined based on an identified weakness in the class. Thus, the main objective of the study is to verify the contribution of the Grammar Laboratory to the development of students' orthographic competence through the discovery of phonologically based orthographic rules. One of the challenges associated with the teaching and learning process of orthography is the use of deductive and transmissive methodologies, which are not well-suited to developing orthographic skills. This study's relevance is therefore justified, characterized as an action research project with a predominantly qualitative approach, although quantitative methodology is also employed. The research involved direct and participant observation, a semi-structured interview, and the administration of pre and post-tests for data collection. To implement this investigation, an Action Plan was developed. Initially, a diagnostic assessment of the students was conducted, followed by the use of the Grammar Laboratory to address the most frequent orthographic deviations among the students, enhancing their linguistic awareness through the discovery of phonologically based orthographic rules. Finally, the students were reassessed to understand the impact of the Grammar Laboratories. The results show that this methodology can effectively help overcome difficulties in this area, as students demonstrated better performance after participating in the Grammar Laboratories.porOrtografiaDesvios ortográficosLaboratório gramaticalMetodologias ativas1.º ciclo do ensino básicoOrthographyOrthographic deviationsGrammatical laboratoryActive methodologies1st cycle of basic educationO recurso ao laboratório gramatical como metodologia para o desenvolvimento do conhecimento explícito da língua: o desenvolvimento da competência ortográficamaster thesis203717759