Cruz, Cristina Brito Da2023-01-252023-01-2520221646-6306http://hdl.handle.net/10400.21/15376Revista Portuguesa de Educação Musical, nº 148, separata, pp. 40-64.A propósito do 50º aniversário da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) apresentam-se breves cronologias dos primórdios em Portugal do Método Edgar Willems, da Orff Schulwerk e do Conceito de Educação Musical Kodály, fazem-se referências a portugueses cuja formação e acção foram fulcrais para a disseminação desses métodos no nosso país, e a iniciativas e apoios da APEM e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Incluem-se comparações esquemáticas entre os três pedagogos – dados biográficos e profissionais - e comparações genéricas entre aspectos dos métodos: princípios, objetivos, público alvo, atividades, tipo de repertório, conceitos, e bibliografia de referência.porEducação musicalKodályWillemsOrffGulbenkianZoltán Kodály, Edgar Willems, Carl Orff, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Portuguesa de Educação Musicaljournal article