Almeida Tomás, CatarinaFerreira, Bárbara Martins2025-10-202025-10-202025-06-062025-05-04Ferreira, B. M. (2025). Vamos explorar o mundo lá fora! – O lugar educativo das saídas ao exterior das crianças do Jardim de Infância [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22181http://hdl.handle.net/10400.21/22181Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e retrata o percurso vivido em contexto de jardim de infância, entre os dias 30 de setembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025. A PPS II decorreu numa organização socioeducativa pública, com um grupo de 20 crianças dos 4 aos 6 anos e uma equipa educativa constituída por uma educadora de infância e uma assistente operacional. Inspirada pelas experiências vividas com o grupo e pela convicção educativa e pedagógica de que a aprendizagem não deve estar confinada às quatro paredes da sala ou ao recreio, delineei como uma das intenções pedagógicas “promover o contacto das crianças com o exterior, reconhecendo o espaço público como um lugar educativo”. Neste sentido, o presente relatório integra não só uma descrição e reflexão crítica sobre o percurso formativo e as práticas pedagógicas desenvolvidas, como também apresenta uma investigação centrada nas saídas ao exterior. Através do olhar das crianças, expresso nas suas palavras, gestos e escolhas, procura-se compreender como vivenciam essas experiências, como constroem sentidos de pertença à comunidade e como, nesses encontros com o mundo, mobilizam e ampliam saberes sociais, ambientais, culturais, cognitivos e corporais. A investigação, de natureza qualitativa e desenvolvida com base num estudo de caso, procurou compreender os significados atribuídos às saídas ao exterior tanto pelas crianças como pela equipa educativa. Através de entrevistas, semiestruturadas e focalizadas e da observação participante, foi possível aceder a múltiplas perspetivas e escutar as vozes das crianças sobre os lugares que habitam, os percursos que percorrem e as descobertas que fazem fora do espaço da sala. Este percurso formativo, vivido entre a ação, a reflexão e a investigação, foi sendo moldado por essas narrativas infantis, que desafiaram olhares instituídos e alimentaram uma visão da educação de infância como espaço em relação com a cidade, a natureza e a comunidade — onde as crianças são reconhecidas como sujeitos que atribuem sentidos ao mundo e intervêm ativamente na sua construção.This report was written within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II (PPS II) and portrays the journey experienced in a kindergarten setting between September 30, 2024, and January 24, 2025. PPS II took place in a public socio-educational organization, with 20 children aged between 4 and 6 and an educational team composed of a kindergarten teacher and a teaching assistant. Inspired by the experiences shared with the group and driven by the belief educative and pedagogical that learning should not be confined to the four walls of the classroom or the playground, I outlined one of my pedagogical intentions as “promoting children’s contact with the outside world, recognizing public space as an educational place.” In this sense, the present report includes a description and critical reflection on the training journey and the pedagogical practices developed, and presents research focused on outdoor outings. Through the children’s perspectives, expressed in their words, gestures, and choices, the study seeks to understand how they experience these moments, how they build a sense of belonging to the community, and how, in these encounters with the world, they mobilize and expand social, environmental, cultural, cognitive, and bodily knowledge. This qualitative research, developed through a case study, aimed to understand the meanings attributed to outdoor outings by both the children and the educational team. Through interviews — both semi-structured and focused — and observation, it was possible to access multiple perspectives and listen to the children’s voices regarding the places they inhabit, the paths they walk, and the discoveries they make beyond the classroom space. This training journey, lived between action, reflection, and research, was shaped by these children’s narratives, which challenged established perspectives and nourished a vision of early childhood education as a space in relationship with the city, nature, and the community — where children are recognized as subjects who make sense of the world and actively participate in its construction.porEducação de infânciaEspaço UrbanoSaídas ao ExteriorDesemparedamento da Infância.Childhood educationUrban spaceOutdoor outingsUnwrapping childhoodVamos explorar o mundo lá fora! – O lugar educativo das saídas ao exterior das crianças do Jardim de Infânciamaster thesis203954939