Simões, AnaMartins, Ana Catarina da Fonte2022-03-082022-03-082021-07-21Martins, A. C. F. (2021). A relação pedagógica: uma janela para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14409http://hdl.handle.net/10400.21/14409Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO relatório que aqui se apresenta decorreu num Jardim de Infância (JI), com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. Consiste numa análise reflexiva constante de toda a prática profissional, propondo apresentar e retratar o caminho percorrido durante os seis meses de desenvolvimento de uma atitude investigativa e intervenção pedagógica. Ao leitor é apresentado, no primeiro capítulo, uma caraterização do contexto socioeducativo, que objetiva a ação educativa fundamentada em intencionalidades, sendo ainda evidenciados os moldes em que perpassou a avaliação do e no processo de intervenção. O último capítulo remete para a questão da (re)construção da profissionalidade docente como educadora de infância. Este trabalho faz-se acompanhar de um capítulo que apresenta a investigação realizada no contexto e que recai sobre a importância da relação pedagógica. Assumindo como objetivo principal compreender a importância da relação pedagógica no JI para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, dada a instabilidade emocional do grupo e questões relativas à área da Formação Pessoal e Social. Esta investigação arroga uma metodologia de natureza qualitativa, em que se recorreu ao estudo de caso, dispondo de diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados. Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, consulta documental, entrevista realizada à educadora (ED) e as Notas de Campo (NC). A análise e discussão dos dados obtidos evidenciou a importância e a influência da relação pedagógica para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Verificou-se que, a partir de uma prática continuada e sistemática da educadora, que privilegia processos de interação e comunicação, envolvendo a opinião das crianças e a participação da equipa educativa, se torna evidente a existência de uma forte relação entre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e a qualidade das relações educador-criança (Magalhães, 2011).ABSTRACT The report presented here was prepared as part of the Supervised Professional Practice (SPP) II course, which took place in a kindergarten with a group of children aged 3 to 4 years old. It consists of a constant reflective work, in which the acceptance of the position of trainee childhood educator was given and which reflects the whole professional practice carried out, proposing to present and portray the path taken during the six months of development of an investigative attitude and pedagogical intervention. The reader is presented with a characterization of the socio-educational context, which targets the educational action and is based on intentionality, and also highlights the ways in which the evaluation of and in the intervention, process took place. The last chapter refers to the question of the (re)construction of teaching professionalism as a early childhood educator, with a reflection on some of its structuring features. This work is also accompanied by a chapter that presents the research carried out in the context of the pedagogical relationship. The main objective is to understand the importance of the pedagogical relationship in kindergarten for the development and learning of children. It is crucial to emphasize that the research is based on a theoretical framework that views the relationship and interaction as correlative concepts, positioning Psychology, Pedagogy and Sociology of Childhood in dialogue, in a multidisciplinary matrix. This research employs a qualitative methodology, using a case study, with several instruments and techniques for data collection. The analysis and discussion of the data obtained showed the importance and influence of the pedagogical relationship and its representation for the development and learning of children. Practices and strategies to promote more positive adult-child and peer interactions were considered, as well as the exclusion of challenging behaviors and better group management.porAdultoCriançaInteraçãoJardim de infânciaPrática profissional supervisionadaRelação pedagógicaDesenvolvimento e AprendizagemDevelopment and learningAdult-child interactionKindergartenSupervised professional practicePedagogical relationshipA relação pedagógica: uma janela para o desenvolvimento e aprendizagem das criançasmaster thesis202930440