Verissimo, JorgeSousa, Vanda de2025-06-162025-06-162025-05-29Veríssimo, J., & Sousa, V. (2025). A sedução do storytelling: Retórica e poética ou a magia na publicidade. Estudos em Comunicação, (40), 195-213. DOI: 10.25768/1646 - 4974n40a111646-4974http://hdl.handle.net/10400.21/21927Abordamos a interseção da retórica e da poética na publicidade contemporânea, considerando a sua pertinência enquanto ferramenta promotora de comportamento ético e sustentável numa campanha publicitária. O estudo resulta da docência da Unidade Curricular (U.C.) de Narrativas & Storytelling, do mestrado em Publicidade e Marketing da E.S.C.S. – I.P.L., pelo que se procederá a uma leitura crítica aplicada com base em alguns dos trabalhos dos mestrandos. Evidenciaremos o impacto social e a eficácia de narrativas publicitárias com consciência ética na sociedade de (des)informação face à necessidade de repensar práticas e impactos sociais, demonstrando que a U.C. capacita os alunos para tal. Através do estudo da retórica clássica, e dos conceitos de storytelling e de estratégias crossmedia, os alunos são preparados para aplicar os princípios poéticos aristotélicos na criação de narrativas cativantes e alertados para a importância do storytelling no envolvimento do público. Lançamos, ainda, o repto para a adoção do conceito de Ética como fundante do ser/estar no mundo em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (O.D.S.) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (O.N.U.).ABSTRACT: We address the intersection of rhetoric and poetics in contemporary advertising, considering its relevance as a tool for promoting ethical and sustainable behavior. This study stems from the teaching of the course unit (C.U.) Narratives & Storytelling in the master’s program in Advertising and Marketing at E.S.C..S – I.P.L. Consequently, a critical applied analysis of the students’ work will be conducted. We will highlight the social impact and effectiveness of this strategy in promoting ethically conscious advertising narratives in the age of (mis)information, emphasizing the need to rethink social practices and impacts, thereby demonstrating that the C.U. equips students for this purpose. Through the study of classical rhetoric, storytelling, and crossmedia strategies, students are prepared to apply Aristotelian poetic principles in the creation of captivating narratives and are made aware of the importance of storytelling in engaging audiences. Hence, we underscore the relevance of the discipline and issue a call for the adoption of the concept of Ethics as foundational to being in the world, in alignment with the Sustainable Development Goals (S.D.G.s) of the United Nations’ 2030 agenda.porRetóricaPoéticaStorytellingPublicidadeÉticaSustentabilidadeRhetoricPoeticsAdvertisingEthicsSustainabilityA sedução do storytelling: retórica e poética ou a magia na publicidadeThe seduction of storytelling: rhetoric and poetics or the magic in advertisingresearch article10.25768/1646 - 4974n40a11