Almeida e Silva, HelenaVieira, Maria Helena2025-12-022025-12-022023-11-23Almeida e Silva, H., & Vieira, M. H. (2023, nov-23-24). Razões de abandono escolar no ensino especializado de música: O que dizem as pesquisas?. [Comunicação oral]. 2º Congresso de Investigação em Educação Artística (CIEA): Arriscar (Re)Pensar A Educação Artística: Percalços e Continuidades…, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, IPViseu, Viseu, Portugal.http://hdl.handle.net/10400.21/22299“Não tenho jeito para a música”, “Não tenho tempo para isto”, “Não gosto das músicas que tenho de tocar” são algumas das frases que ouvimos frequentemente quando os alunos expressam a sua desmotivação para com a sua aprendizagem musical, ou quando justificam o facto de terem desistido do ensino especializado de música. Mas afinal porque é que, segundo a literatura existente, há tantos alunos que se inscrevem nas escolas de música e tão poucos que terminam o seu percurso? Quais serão as causas que levam ao abandono escolar no ensino especializado de música? As causas em Portugal serão semelhantes às causas internacionais? Haverá causas mais relevantes que outras? E causas que se possam evitar? Na literatura internacional e nacional podemos verificar que são mencionadas diversas razões para o abandono escolar no ensino especializado de música, agrupáveis em categorias como: fatores individuais, fatores familiares e do círculo de relacionamentos do aluno, fatores escolares e fatores de política educativa e cultural. Partindo da análise e comparação da literatura internacional e nacional sobre o tema, apresenta-se uma síntese e uma reflexão sobre as causas de abandono escolar no ensino especializado de música. A compreensão destas causas é essencial para que os professores, familiares, diretores de escolas e agentes políticos possam agir de modo informado sobre o seu papel específico na prevenção do fenómeno. Os resultados desta fase deste projeto de investigação em curso na Universidade do Minho sugerem que a prevenção do abandono poderá passar pela adoção de uma visão integral e humanista do aluno, pela rejeição do ensino dos conteúdos e competências técnicas como foco único da aprendizagem e pela consideração mais consciente de fatores contextuais, tais como o perfil socioeconómico familiar, o perfil psicológico e as motivações do aluno, ou as relações interpessoais em contexto escolar. O abandono escolar do ensino especializado de música emerge nesta pesquisa como um fenómeno complexo que exige uma abordagem investigativa complexa, na consciência de que um modelo de ensino é uma estrutura que se destina aos alunos, e que não são os alunos que se destinam a um modelo de ensino.Abstract."I don't have a knack for music", "I don't have time for this", "I don't like the songs I have to play" are some of the phrases we often hear when students express their lack of motivation towards their musical learning, or when they justify the fact that they have given up on specialized music education. But after all, why is it that, according to the existing literature, there are so many students who enroll in music schools and so few who finish their course? What will be the causes that lead to school dropout in specialized music education? Will the causes in Portugal be similar to the international causes? Are there causes that are more relevant than others? And causes that can be avoided? In the international and national literature, we can see that several reasons for dropping out of school are mentioned in specialized music education, grouped into categories such as: individual factors, family factors and the student's circle of relationships, school factors and educational and cultural policy factors. Based on the analysis and comparison of the international and national literature on the subject, a synthesis and a reflection on the causes of school dropout in specialized music education are presented. Understanding these causes is essential if teachers, family members, school principals and political actors are to be informed about their specific role in preventing the phenomenon. The results of this phase of this ongoing research project at the University of Minho suggest that the prevention of dropout may involve the adoption of an integral and humanistic view of the student, the rejection of the teaching of technical content and skills as the sole focus of learning and the more conscious consideration of contextual factors, such as the family socioeconomic profile, the psychological profile and motivations of the student, or interpersonal relationships in a school context. The school dropout from specialized music education emerges in this research as a complex phenomenon that requires a complex investigative approach, in the awareness that a teaching model is a structure that is intended for students, and that it is not students who are intended for a teaching model.porAbandono escolarEnsino especializado de músicaObjetivos educacionaisMotivaçãoDropoutSpecialized music educationEducational goalsMotivationRazões de abandono escolar no ensino especializado de música: o que dizem as pesquisas?conference paper