Agostinho, RuteAlmeida, VítorBelo, AntónioBorges, CristinaEscudeiro, MariaMartinho, CarlaMiranda, SandraTavares, DavidTomás, Catarina2022-03-082022-03-082021-11Agostinho R, Almeida V, Belo A, Borges C, Escudeiro MJ, Tavares D, et al. Resultados académicos em tempos de pandemia no Politécnico de Lisboa. In: 11ª Conferência Forges – A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os desafios globais, Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal), 22-26 de novembro de 2021. ID94.http://hdl.handle.net/10400.21/14410A pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 e as conseguentes medidas de confinamento decretadas em Portugal originaram uma reconfiguração e uma reorganização dos processos de ensino e aprendizagem nos vários níveis de ensino, do qual o ensino superior não é exceção. A alternância entre o ensino presencial e o ensino remoto de emergência - envolvendo formas distintas de ensinar, de aprender e avaliar, que se sucederam nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021 - conduziram-nos à necessidade de refletir e avaliar os efeitos destas realidades distintas nos resultados e no (in)sucesso académico dos estudantes. A presente comunicação tem como principal objetivo efetuar uma análise comparativa entre os resultados académicos obtidos pelos estudantes que compõem o universo das oito Unidades Orgânicas do Politécnico de Lisboa, no priomeiro semestre do ano letivo de 2019/2020 (período em que as avaliações foram realizadas presencialmente) e o seu período homólogo do ano letivo de 2020/2021 (período em que as avaliações foram realizadas online).porEnsino superiorResultados académicosAvaliação onlineAvaliação presencialResultados académicos em tempos de pandemia no Politécnico de Lisboaconference object