Xavier, MadalenaMonteiro, Elisabete2017-11-282017-11-282012-09Xavier, M., & Monteiro, E. (2012). (Re)pensar o ensino da composição coreográfica. In A. Macara, A. P. Batalha, K. Mortari (Eds.), Atas da conferência internacional 2012: Corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 204-211). Consultado em novembro 28, 2017, em https://ceapfmh.files.wordpress.com/2012/12/corpos-imperfeitos-livro-de-atas.pdf978-972-735-185-5http://hdl.handle.net/10400.21/7607O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.Partindo da (in)definição que caracteriza a dança contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer a importância que o intérprete assume nestas propostas coreográficas, pretendemos refletir sobre a problemática em torno da necessidade de contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades criativas em contextos de formação. Com o objetivo de valorizar o ensino/aprendizagem da composição coreográfica e na perspetiva de que é necessário repensá-lo em função da proximidade com as práticas artísticas implementadas em contexto profissional, propomo-nos identificar alguns dos princípios pedagógicos que nos parecem fundamentais contemplar nos seus modelos e propostas de intervenção. A importância da definição de percursos essencialmente singulares é então a perspetiva que pretendemos sublinhar.porEnsinoCriatividadeDança contemporâneaIntérpreteComposição coreográficaAprendizagem(Re)pensar o ensino da composição coreográficajournal article