Tomás, CatarinaTrevisan, Gabriela2021-09-032021-09-032021978-989-97981-6-8http://hdl.handle.net/10400.21/13671Os anos 80 do século XX marcam o desenvolvimento, consolidação e institucionalização da Sociologia da Infância como área disciplinar específica. Resultante de um movimento mais abrangente de redefinição paradigmática nas diferentes disciplinas e áreas do saber em Ciências Sociais, e desenvolvido um processo de problematização de novos interesses e quadros teóricos na forma como se entende a infância e as crianças, a Sociologia começará a questionar alguns dos seus conceitos básicos e premissas fundacionais, que definirão novos olhares sobre este grupo social de tipo geracional. A preocupação em estudar a criança do ponto de vista sociológico não é nova, basta pensar no conceito de socialização e nas teorias sobre a família. O que é novo, é uma alteração ontológica, epistemológica e metodológica do olhar que, ao assumir a autonomia concetual das crianças e da infância, advoga que as suas culturas e relações sociais são dignas de serem estudadas em si mesmas, no presente e não no seu futuro como adultas, a partir da sua própria voz e não apenas através daquilo que os/as adultos/as dizem e pensam delas. Mostra-se também que a infância não é uma realidade finita com uma forma única, mas antes uma pluralidade de conceções que coexistem e são produto de uma construção social e histórica.porSociologia da InfânciaPortugalSociologia da Infância em Portugal: Memórias, Encontros e Percursosbookhttps://doi.org/10.30553/FOQU1508