Dias, AlfredoCascalheira, Ana Catarina Tomás2023-02-222023-02-222022-07-18Cascalheira, A. C. T. (2022). As lendas como recurso didático no desenvolvimento de competências histórico-geográficas no ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15678http://hdl.handle.net/10400.21/15678Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Esta unidade curricular contempla a realização de duas intervenções educativas, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e a elaboração de um estudo de caráter investigativo. O estudo, no presente relatório, parte da seguinte problemática: As lendas, consideradas como narrativas motivadoras para o ensino e aprendizagem da História e da Geografia, contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Definiram-se os seguintes objetivos de intervenção: (i) Reconhecer as aprendizagens essenciais construídas pelos alunos a partir do trabalho prático realizado na sala de aula em torno das lendas abordadas; (ii) Reconhecer as estratégias a mobilizar para utilizar a lenda como recurso para o ensino da História e da Geografia; e (iii) Identificar as potencialidades do texto narrativo ¿ lendas associadas à História de Portugal ¿ para promover o desenvolvimento das competências histórico-geográficas. A metodologia utilizada foi de natureza mista. Foram recolhidos dados estatísticos a partir dos guiões de trabalho, relativos à exploração das lendas e, posteriormente, da análise de conteúdo de produções escritas dos alunos. Os dados obtidos permitiram-nos reconhecer que: (i) os alunos adquirem e constroem novos conhecimentos histórico-geográficos através da exploração das lendas; (ii) as crianças sentem-se mais motivadas para as aprendizagens quando os conteúdos estão envoltos na ficção e no mistério da lenda; (iii) a lenda permite desenvolver competências histórico-geográficas, nomeadamente: nos conceitos de tempo histórico e de espaço geográfico, na construção e manipulação de conhecimentos histórico-geográficos e no desenvolvimento da competência de comunicação em História e Geografia de Portugal. Palavras-chave: lenda; motivação; competências histórico-geográficas.porLendaMotivaçãoCompetências histórico-geográficasAs lendas como recurso didático no desenvolvimento de competências histórico-geográficas no ensino básicomaster thesis203188594